Rastreio de cartões
beta scopes: card.read
O endpoint de consulta de rastreio dá visibilidade de cada etapa desde a fabricação até a operação logística do processo de entrega de um cartão físico.
O processo de rastreio é iniciado alguns minutos após a solicitação de um novo cartão. Como este tempo é variável, pois depende dos parceiros e de validações internas de segurança, recomendamos que a consulta inicie-se após, no mínimo, 20 minutos.
Endpoint
Para consumo deste endpoint de consulta, será necessário informar o proxy
(código do cartão utilizado para localizá-lo no processo de entrega) no path da requisição.
--request GET 'https://api-mtls.sandbox.bankly.com.br/cards/{{proxy}}/tracking' \
--header 'accept: application/json' \
--header 'api-version: 1' \
--header 'Authorization: Bearer {{token}}'
Retorno
O sucesso retornará o status code 200 com informações de rastreio do cartão.
{
"createdDate": "2020-07-20T22:53:12",
"externalTracking": {
"code": "A2327692D592",
"partner": "CORREIOS"
},
"function": "Pre",
"name": "Peter Parker",
"alias": "Meu Cartão-Aranha",
"address": [
{
"zipCode": "05402100",
"address": "Avenida Rebouças",
"number": "1368",
"neighborhood": "Pinheiros",
"complement": "",
"city": "São Paulo",
"state": "SP",
"country": "Brasil"
}
],
"status": [
{
"createdDate": "2020-07-20T22:55:12",
"type": "InProgress",
"reason": "In route to delivery"
},
{
"createdDate": "2020-07-20T22:53:12",
"type": "Created",
"reason": "Created"
}
],
"finalized": [
{
"createdDate": "2020-07-20T22:53:12",
"recipientName": "Mary Parker",
"recipientKinship": "Mãe",
"documentNumber": "1234567",
"attempts": 1
}
]
}
A seguir destacamos alguns campos:
estimatedDeliveryDate
: data de entrega estimada;address
: informações sobre o endereço onde será entregue o cartão;status
: histórico dos status desde a criação do cartão até a entrega ao destinatário, do mais recente para o mais antigo;function
: função do cartão, a qual pode ser “Pre”, “Pos” ou “Debit”;finalized
: uma vez entregue o cartão, o campofinalized
é preenchido com informações de quando o cartão foi recebido e por quem;recipientKinship
: o campo mostra o relacionamento do portador do cartão com a pessoa que o recebeu. Exemplo: porteiro, mãe, portador etc.
externalTracking
: ao receber umstatus
com o motivoSended to correios
, o código de rastreamento utilizado pelos Correios é adicionado dentro do campo.
Status
O campo status traz o histórico dos status desde a criação do cartão. Ele é formado pela seguinte estrutura:
type
: o tipo do status, que pode ser:Created
: primeiro registro;Building
: o cartão está sendo confeccionado;InProgress
: o cartão está sendo transferido de local;Delivered
: o cartão foi entregue. Este é um status final, portanto, não são necessárias novas consultas;Cancelled
: dentre outros motivos, este status é exibido quando o cartão foi extraviado ou quando entrou em processo de custódia, porém o prazo para tomar uma ação a respeito expirou.NotDelivered
: status relacionado a cartão não entregue, seja por endereço incorreto, seja por ter sido recusado, ou então porque o número máximo de tentativa de entregas foi excedido;Custody
: situação em que o cartão está de volta com o Bankly e será necessário atualizar o endereço de entrega.
createdDate
: data e hora em que este status passou entrar em vigor.reason
: informações sobre o status do rastreio. Veja a seguir os valores possíveis de preenchimento deste campo, separados por tipo de status:
Status type | Reason |
---|---|
Created | - “Waiting for post”: o cartão foi solicitado. |
Building | - “Card was embossed”: cartão embossado pela processadora; - “Building completed”: o processo de fabricação do cartão foi finalizado; - “Sent to ship company”: cartão a caminho da transportadora. |
InProgress | - “Sended to correios”: enviado aos Correios; - “Sended to delivery”: enviado à transportadora; - “In route to delivery”: em rota de entrega; - “Resented to delivery”: reenviado à transportadora (acontece após atualizar endereço); - “Posted”: cartão postado. |
Delivered | - “Object delivered”: cartão entregue com sucesso. |
Cancelled | - “Cancelled”: cartão extraviado ou devolvido sem possibilidade de nova entrega. |
NotDelivered | - “Incorrect Address”: endereço incorreto; - “Refused”: recebimento recusado; - “Unable to access”: não foi possível acessar o endereço; - “Moved”: destinatário mudou-se; - “Unknow”: destinatário desconhecido no endereço; - “Out”: não foi possível entregar; - “Unable to deliver”: não foi possível entregar. |
Custody | - “Waiting action”: cartão não entregue e esperando uma ação de atualização de endereço. |
Evento
Caso o parceiro deseje receber atualizações referentes ao rastreio de cartões, é possível configurar o webhook e receber o seguinte evento do contexto "Card":
Erros
Status Code | Código | Description |
---|---|---|
401 | --- | Sem autorização para realizar a solicitação. |
404 | --- | O Bankly não localizou o código de rastreamento do cartão. |
500 | --- | Ocorrência de erro inesperado. |
Updated 12 months ago