Associações de cartões a contas pockets
O Bankly possibilita que as contas pockets possuam cartões associados a elas, para que seus clientes possam utilizar o saldo diretamente dessa conta em suas compras e em pagamentos de serviços.
Importante
Embora seja possível realizar compras com cartões associados às pockets, recordamos que não é possível fazer transferências a partir da conta pocket. Sempre será necessário enviar o valor para a conta de pagamento para que, a partir dela, seja realizada a transferência.
Cenários de uso
Descrevemos a seguir cenários para exemplificar o uso de cartões associados às contas pockets.
Esses cenários, porém, poderão variar de acordo com o perfil e a necessidade de nossos parceiros.
Parceiro com cliente pessoa física
Suponhamos que nosso parceiro possua clientes do tipo pessoa física, com perfil de gastos com viagens, lazer e compras de produtos de tecnologia.
Considerando esse cenário, o parceiro poderá determinar que cada cliente terá duas contas pockets associadas a cada conta que possui. Desse modo, o cliente poderá utilizar uma pocket para reservar dinheiro para viagens e a outra para guardar valores destinados a gastos futuros, por exemplo.
Além disso, será possível definir que cada pocket poderá ter um cartão (débito ou crédito pré-pago) atrelado, para que seu cliente utilize o dinheiro diretamente de cada conta, sem ter de transferi-lo à de pagamento.
Nota
É possível solicitar esse cartões a partir dos endpoints de emissão de cartões ou criação de cartões em lote, informando o número do documento do titular da conta.
Parceiro com cliente pessoa jurídica
Imaginemos que o parceiro possui clientes do tipo pessoa jurídica e que o desejo desses clientes é reservar dinheiro para que os funcionários de suas empresas possam utilizá-lo em viagens de negócios. Eles também esperam oferecer cartões para que seus colaboradores acessem diretamente essa quantia durante a viagem.
Nesse caso, o parceiro poderá determinar que cada conta pessoa jurídica poderá ter um número ilimitado de pockets associadas, e que cada pocket poderá ter um cartão atrelado a ela.
Como os funcionários que utilizarão esse recurso não são sempre os mesmos, não será preciso que os cartões possuam nome impresso no plástico. Desse modo, o parceiro poderá associar cartões No Name, do tipo débito ou crédito pré-pago, às pockets.
Nesse cenário, as pockets pertencem ao cliente de nosso parceiro, e não a seus funcionários, mesmo que eles se beneficiem do valor por meio dos cartões.
Nota
Para solicitar cartões No Name, utilize o endpoint de Criação de cartões em lote e, por meio do endpoint de Vinculação do cartão com uma conta bancária, você poderá associá-los às pockets.
Parceiro deseja utilizar a conta pocket
Suponhamos que o parceiro deseja reservar dinheiro para a bonificação dos seus funcionários e que ele pretende entregar esse valor por meio de cartões-presentes.
Então, o parceiro poderá criar contas pockets associadas a uma de suas contas de pagamento e atrelar um cartão No Name a cada pocket, para presentear seus colaboradores.
Nesse cenário, o possuidor das pockets será nosso parceiro, e não seus funcionários que utilizarão o dinheiro por meio do cartão.
Atenção
Se uma conta pocket for encerrada e seu cartão não for cancelado, ele será imediatamente atrelado à conta de pagamento e poderá continuar sendo utilizado. Portanto, é fundamental que o parceiro e os seus clientes façam a gestão do bloqueio de cartões das pockets, principalmente em contextos em que os cartões são utilizados por terceiros.
Updated 23 days ago