Onboarding de pessoa física
stable scopes: customer.write customer.read
O Onboarding de pessoa física consiste na análise de documentos pessoais e no posterior cadastro do cliente do nosso parceiro.
Após cadastrado, o cliente poderá abrir uma conta de pagamentos para realizar operações de pagamento, como PIX, TED, emitir boletos, realizar depósitos via boletos, pagamento de contas (boletos e convênios), emitir cartão de crédito, dentre outras operações financeiras, com um limite transacional baseado no perfil do cliente.
Para iniciar o processo de Onboarding de pessoa física, o cliente deve enviar três fotos:
- Uma selfie;
- Uma foto da frente do documento;
- Uma foto do verso do documento.
Além disso, ele deve enviar todos os seus dados cadastrais para análise:
- Nome de registro (conforme consta no documento);
- Número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Endereço;
- Data de nascimento;
- Número de telefone (celular);
- Nome da mãe;
- Um endereço de e-mail.
Importante
O pré-requisito para o início do pedido de registro do cliente é o envio da selfie e das fotos do documento para análise. É importante ressaltar que a selfie deve ser enviada antes das outras fotos.
Etapas
Análise de documentos
A análise de documentos é a primeira etapa na jornada de Onboarding de pessoa física. Após essa análise, recuperaremos os resultados detalhados de cada imagem e os anexaremos à requisição para examinarmos o perfil do cliente. As imagens a serem analisadas nessa etapa são:
- Selfie;
- Frente do Documento de Identidade;
- Verso do Documento de Identidade.
Para a realização da análise, as imagens precisam ser enviadas por meio do endpoint de envio de documentos pessoais. Além disso, para que o cliente possa prosseguir com o Onboarding, o parceiro Bankly deve consumir o endpoint de consulta do status da análise dos documentos enviados para que seja verificada se há necessidade do reenvio de alguma imagem.
Registro do cliente
Nessa etapa, analisamos o perfil do cliente com base nos dados fornecidos por ele e em informações que obtemos de alguns bureaus.
Endpoint
Path
documentNumber
: número do documento CPF do cliente. Informe um CPF válido e preencha somente os números;
Body
registerName
: nome do cliente como consta no documento;birthDate
: data de nascimento do cliente. Informe a data no formato ISO 8601.
Exemplo: 1990-10-14. Lembramos que o cliente deve possuir no mínimo 16 anos.phone
: número de telefone para contato.countryCode
: código DDI do país. É permitido apenas 55 ou +55 (Brasil).number
: número de telefone (celular) do cliente com DDD (deve ser um número capaz de receber SMS).
address
: endereço residencial do cliente.zipCode
: o CEP deve ser nacional e conter oito dígitos.addressLine
: nome da rua ou avenida em que o cliente reside.buildingNumber
: número do imóvel com até 10 caracteres (se não existir, substitua por S/N).neighborhood
: bairro onde o cliente reside.city
: cidade onde o cliente reside. Deve-se evitar acentos e outros caracteres especiais.state
: estado (UF) onde o cliente reside. Deve-se respeitar o formato proposto pela ISO 3166-2:BR. Exemplo: SP.country
: país onde o cliente reside. Serão aceitos apenas endereços em território nacional. Deve-se respeitar o formato proposto pela ISO 3166-1. Exemplo: BR.
motherName
: nome da mãe do cliente como consta no documento de identidade;email
: informe um e-mail válido para contato;isPoliticallyExposedPerson
: pessoa exposta politicamente, conforme definido pela Circular nº 3.978. Propriedade do tipo boolean.
Opcionalmente, preencha os campos:
socialName
: trata-se do nome social, ou seja, a forma pela qual o cliente gostaria de ser chamado.address
:complement
: complemento do endereço do cliente, caso haja. Exemplo: Apto 23, Casa dos fundos. Casa 2.
curl --location --request PUT 'https://api-mtls.sandbox.bankly.com.br/customers/{{documentNumber}}' \
--header 'api-version: 1' \
--header 'Authorization: Bearer {{accessToken}}' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--data-raw '{
"registerName": "Peter Benjamin Parker",
"socialName": "Peter Parker",
"birthDate": "1990-10-14",
"phone": {
"countryCode": "55",
"number": "11987654321"
},
"address": {
"zipcode": "05402100",
"addressLine": "Av. Rebouças",
"buildingNumber": "1368",
"neighborhood": "Pinheiros",
"country": "BR",
"state": "SP",
"city": "Sao Paulo",
"complement": "Sala roxa"
},
"isPoliticallyExposedPerson": false,
"motherName": "Mary Parker",
"email": "[email protected]"
}'
Essa análise é feita de maneira automática e pode levar até cinco minutos. Ao final desse processo, conheceremos o perfil do cliente e, se ele for aprovado, estará apto para ter uma conta de pagamentos Bankly.
Retorno em caso de sucesso
O retorno 202 indicará que o registro do cliente foi realizado com sucesso.
Retorno em caso de reprovação
Se o registro do cliente for reprovado, será preciso realizar uma análise mais detalhada. Quando isso ocorrer, o parceiro poderá solicitar essa análise através do Service Desk do Bankly, o que poderá levar até sete dias úteis para conclusão.
O parceiro e o cliente devem aguardar o resultado dessa análise antes de tentar novamente. Veja quais podem ser os motivos de reprovação de uma análise.
É possível simular uma reprovação de registro, somente em ambiente sandbox, ao utilizar um dos seguintes documentos:
- 312.806.468-70
- 101.614.018-56
- 145.774.718-92
- 270.205.260-63
- 102.078.370-23
- 606.733.970-68
Erros
Status code | Código | Descrição |
---|---|---|
400 | INVALID_PARAMETER | Código de erro genérico que indica preenchimento incorreto de um ou mais campos da requisição. O valor incorreto será apresentado no retorno através do campo messages (conforme exemplo). Verifique as instruções de preenchimento do cURL. |
409 | CUSTOMER_REGISTRATION_CANNOT_BE_REPLACED | O cliente está em análise. |
Consulta do registro do cliente
Enquanto trabalhamos para concluir a análise o mais rápido possível, o parceiro poderá consultar o status de registro do cliente.
Endpoint
No path da requisição, no campo documentNumber
, informe o número do documento do cliente (somente números).
curl --location --request GET 'https://api-mtls.sandbox.bankly.com.br/customers/{{documentNumber}}' \
--header 'api-version: 1' \
--header 'Authorization: Bearer {{accessToken}}'
Durante o processo de registro, o cliente poderá assumir os seguintes status:
Status | Descrição | O que fazer? |
---|---|---|
PENDING_APPROVAL | O registro do cliente está em análise, aguardando aprovação. | Pedimos que aguarde até a confirmação do resultado da análise. |
APPROVED | O registro do cliente foi aprovado. Agora estamos criando a sua conta. | Agora você já pode criar a conta de pagamentos do cliente. |
IN_ANALYSIS | O registro do cliente foi direcionado para análise manual (exclusivo para parceiros que contrataram o serviço de derivação de mesa). | Pedimos que aguarde até a confirmação do resultado da análise. |
REPROVED | O registro do cliente foi reprovado. Junto com esse status dever ser retornado o campo Reasons. | Pedimos que verifique os motivos de reprovação antes de realizar uma nova tentativa. |
BLOCKLISTED | Junto com esse status dever ser retornado o campo reasons com o valor NOT_RETRY. | Interrompa as tentativas de cadastro desse CPF. |
Retorno
{
"phone": {
"countryCode": "55",
"number": "44508465676"
},
"address": {
"zipCode": "1254856",
"addressLine": "Av Rebouças",
"buildingNumber": "2545",
"complement": "3o Andar",
"neighborhood": "Pinheiros",
"city": "São Paulo",
"state": "SP",
"country": "BR"
},
"email": "[email protected]",
"motherName": "Mary Parker",
"birthDate": "1984-12-03T00:00:00Z",
"isPoliticallyExposedPerson": false,
"documentNumber": "12345678900",
"registerName": "Peter Benjamim Parker",
"socialName": "Peter Parker",
"status": "APPROVED",
"profile": "COMPLETE",
"createdAt": "2022-03-25T14:00:38.967Z",
"updatedAt": "2022-07-18T17:47:28.593Z"
}
Importante
Considere o cabeçalho de resposta
Cache-control
para um melhor uso das nossas APIs.
Criação de uma conta de pagamento
Após o cadastro do cliente, já será possível realizar a abertura de uma conta de pagamento.
Diagrama de sequência
Referências
Updated 12 months ago