Motivos de reprovação

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Como no processo de Onboarding são realizadas inúmeras análises para garantir a validade e a confiabilidade das informações fornecidas pelo cliente, é possível que ocorram conflitos que impossibilitem o seu registro.

Em caso de reprovação do cadastro (REPROVED) e se o campo resultLevel houver sido enviado como DETAILED, nós compartilharemos o motivo (ou motivos) pelo qual o cadastro foi recusado por meio deste endpoint de consulta.

É possível que mais de um status seja retornado na consulta de motivos de reprovação de Onboarding. Por exemplo: DATA_RECUSED, AGE_RECUSED e SELFIE_RECUSED.

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Importante

Recordamos que, no ambiente de sandbox, não há o processo de KYC (Know Your Customer). Portanto, todos os cadastros constarão como aprovados (APPROVED).

Etapas

Endpoint

Para conhecer os motivos de reprovação de Onboarding, no endpoint de consulta do registro do cliente, preencha os seguintes campos:

  • documentNumber: CPF do cliente a ser consultado;
  • resultLevel: identifica o formato de informações que deve ser exibido. Para informações resumidas, preencha com BASIC; para informações completas, preencha com DETAILED. Caso esse campo não seja preenchido, será considerada a opção BASIC.
curl --location --request GET 'https://api-mtls.sandbox.bankly.com.br/customers/{{documentNumber}}?resultLevel={{resultLevel}}' \
--header 'api-version: 1' \
--header 'Authorization: Bearer {{accessToken}}'

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Nota

Lembramos que, para ter acesso ao status e à razão da reprovação de registro, é necessário realizar a consulta com o campo resultLevel = DETAILED.

Retorno

Na consulta detalhada, o retorno de dados será semelhante ao modelo a seguir:

{
  "documentNumber" : {{documentNumber}},
  "registerName": "Peter Benjamin Parker",
  "socialName": "Peter Parker",
  "birthDate": "1988-09-30",
  "phone": {
    "countryCode": "55",
    "number": "11987654321"
  },
  "address": {
    "zipcode": "05402100",
    "addressLine": "Av. Rebouças",
    "buildingNumber": "1368",
    "neighborhood": "Pinheiros",
    "country": "BR",
    "state": "SP",
    "city": "Sao Paulo",
    "complement": "Sala roxa"
  },
  "isPoliticallyExposedPerson": false,
  "profile": "COMPLETE",
  "status": "REPROVED",    
  "reasons": [        
    "OCR_RECUSED",        
    "DATA_RECUSED"    
  ],
  "createdAt": "2021-08-30T19:29:50.12Z",    
  "updatedAt": "2021-08-30T19:29:50.703Z"
}

Para a análise de reprovação do Onbording do seu cliente, vamos considerar dois campos:

  • O Status, que, em casos de reprovação, estará como REPROVED;
  • O Reason, que, através de uma lista, detalhará os problemas identificados no processo.

Motivos de reprovação de Onboarding

Confira na tabela a seguir as razões para reprovação de Onboarding e como proceder em cada caso:

MotivoDescriçãoO que fazer?
NOT_RETRYIndica que o CPF do cadastro já recebeu alguma marcação de fraude pelo nosso time de Prevenção e foi bloqueado.

Por isso, não é possível abrir uma nova conta para esse CPF fraudado.
Não é possível realizar o cadastro desse cliente.

Interrompa as tentativas de cadastro desse CPF.
NOT_ALLOWEDIndica que o parceiro está fazendo a chamada em algum endpoint ao qual não tem acesso por razões contratuais.Entre em contato com seu representante comercial.
SELFIE_RECUSEDA selfie enviada apresenta problemas relativos à
prova de vida.
Instrua seu cliente a tirar a selfie em um local bem iluminado e não utilizar acessórios, como bonés, óculos de sol etc.

Recomendamos adicionar uma máscara na tela para orientar o local em que o usuário deve posicionar o rosto no momento da captura da foto.

Após a foto ser tirada, exiba o resultado para que o usuário a aprove. Caso não haja aprovação, ofereça a opção de tirar nova foto.
DOCUMENT_RECUSEDHá problemas na comparação da foto do documento do cliente com a imagem da selfie enviada, não sendo possível confirmar que se trata da mesma pessoa.Recomende que a foto contenha apenas a imagem do documento, sem interferência de fundo, e que esteja bem enquadrada.

Se possível, a foto deve ser tirada com o documento fora do plástico.
OCR_RECUSEDExistem divergências entre as informações retornadas pela leitura do documento e as informações fornecidas pelo cliente.O documento fotografado deve ser RG ou CNH.

Recomende que a foto contenha apenas a imagem do documento, sem interferência de fundo, e que esteja bem enquadrada.

Se possível, a foto deve ser tirada com o documento fora do plástico.
AGE_RECUSEDExistem divergências entre a data de nascimento informada pelo cliente e a verificada nos bureaus de informação.

Esse status também retorna em caso de tentativa de cadastro de menores de 16 anos.
Solicite que o cliente confira os dados fornecidos, pois eles devem estar de acordo com os informados no documento enviado.

Não permita que clientes menores de 16 anos realizem o cadastro.
NAME_RECUSEDHá problemas relativos à comparação do nome do cliente ou da mãe, fornecidos por escrito no aplicativo, com os retornados pelo bureau e OCR.Peça a seu cliente que confirme os dados fornecidos, pois eles devem estar de acordo com os informados no documento enviado.

Recordamos que o problema pode referir-se à alteração do nome do cliente por estado civil (nome de solteiro x nome de casado) que não foi atualizado nos sistemas públicos de registro.
STATUS_RECUSEDHá problemas relativos ao CPF informado no cadastro.Verifique o status do CPF de seu cliente junto à Receita Federal.
Se necessário, solicite que ele regularize sua situação.

Caso verificado que a situação de seu cliente é regular, entre em contato com o Service Desk do Bankly.
EMAIL_RECUSEDFoi detectada fraude relacionada ao e-mail informado pelo cliente.Não é possível realizar o cadastro desse cliente.
FORBIDDEN_WORDFoi detectada alguma palavra de cunho ofensivo ou de baixo calão.Solicite que o cliente reenvie os dados, atentando-se ao teor das palavras.
RISKY_BEHAVIORIndica alto risco de fraude associado ao cadastro realizado.Não é possível realizar o cadastro desse cliente.
NOT_FOUNDAs informações do cliente não foram localizadas nos bureaus.

Esse cenário é mais comum para menores de idade e pessoas que completaram 18 anos recentemente.
Entre em contato com o Service Desk do Bankly.
DATA_RECUSEDHá problemas com os dados informados pelo cliente, quando comparados com aqueles obtidos via bureau. Os dados podem ser: nome, nome da mãe, data de nascimento, situação do CPF junto à Receita Federal, nome da empresa e CPF não pertencente ao QSA (quadro de sócios e administradores).

Observação

Devido ao caráter genérico desse status, futuramente ele será descontinuado.
Solicite ao cliente que envie os dados novamente com base no detalhamento dos status.
PHOTO_RECUSEDProblema relacionado à imagem da selfie ou do documento.

No caso da selfie, é possível que ela não esteja permitindo a identificação clara do cliente ou que aparente ser a foto de um retrato ou tela.

Observação

Devido ao caráter genérico desse status, futuramente ele será descontinuado.
Recomende ao seu cliente que a selfie seja tirada a uma certa distância da câmera, para que se possa obter informações do plano de fundo.

Os documentos fotografados devem ser RG ou CNH. A câmera deve estar próxima ao documento, para facilitar a análise da face do cliente.

Em todos os casos, é importante atentar-se ao enquadramento e à iluminação.

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Dica

Para refazer o pedido do registro com status REPROVED, realize os ajustes com base no que foi indicado para cada caso na tabela anterior e reenvie o PUT de cadastro.