Reivindicação de chaves Pix
Os endpoints de reivindicação de chaves Pix permitem que os clientes de nossos parceiros possam reivindicar a portabilidade ou a posse de uma chave para que ela seja cadastrada no Bankly.
A reivindicação de uma chave pode ser feita de duas formas:
-
Pela disponibilização da funcionalidade no aplicativo do parceiro, conforme orientação disponível no Manual de requisitos mínimos do Pix;
-
No momento em que o cliente fizer o cadastro de chaves.
Nossos endpoints também possibilitam que os seus clientes autorizem a migração de chaves para outras instituições.
Reivindicação de portabilidade
A reivindicação de portabilidade permite realizar a migração de uma chave Pix do mesmo portador (CPF/CNPJ), de uma instituição financeira para outra.
Nota
Essa necessidade pode surgir quando seu cliente tentar cadastrar uma chave Pix e receber o erro 422 - ENTRY_ALREADY_EXISTS_TO_SAME_OWNER_INTO_ANOTHER_PLAYER (essa chave está sendo utilizada pelo mesmo portador em outra instituição).
Cenário 1: claimer
Um cliente deseja cadastrar seu CPF como chave Pix na instituição financeira A, que pertence ao parceiro Bankly.
No entanto, ao tentar realizar o cadastro, nosso sistema identifica que esse CPF já está sendo utilizado por esse cliente na instituição financeira B. Se ainda assim o cliente desejar cadastrar esse documento como chave Pix, ele deverá requisitar a portabilidade dessa chave pelo aplicativo/site da instituição financeira A (parceiro Bankly).
Cenário 2: donor
Um cliente deseja cadastrar seu CPF como chave Pix na instituição financeira B. Porém, o CPF já é utilizado como chave Pix, por ele mesmo, na instituição financeira A, que pertence ao parceiro Bankly. Para migrar essa chave, ele deverá requisitar a portabilidade na instituição financeira B, que a reivindicará junto ao Bankly.
O Bankly, por sua vez, comunicará ao seu parceiro que há uma solicitação de portabilidade direcionada a um de seus clientes. Então, o parceiro poderá utilizar o endpoint de confirmação de pedido de reivindicação para que seu cliente realize a doação da chave da instituição financeira A para a B.
Importante
É possível reivindicar a portabilidade de chaves do tipo CPF/CNPJ, e-mail e telefone.
Reivindicação de posse
A reivindicação de posse de uma chave Pix é realizada quando um cliente precisa demonstrar que um número de telefone ou e-mail lhe pertence.
Nota
Essa necessidade poder surgir quando seu cliente tentar cadastrar uma chave Pix e receber o erro 422 - ENTRY_ALREADY_EXISTS_TO_ANOTHER_HOLDER (essa chave está sendo utilizada por outro portador).
Cenário 1: claimer
Ao tentar cadastrar seu número de telefone como chave Pix na instituição financeira A, que pertence ao parceiro Bankly, o cliente é informado de que esse número está sendo utilizado por outra pessoa na instituição financeira B. Para comprovar que o número é seu, ele precisa iniciar um processo de reinvindicação de posse de chave pelo aplicativo/site de nosso parceiro.
Cenário 2: donor
Um cliente da instituição financeira B tenta cadastrar seu e-mail como chave Pix e é informado de que esse e-mail está sendo utilizado por um cliente da instituição financeira A (parceiro Bankly). Para comprovar que o e-mail é seu, o cliente da instituição financeira B precisa iniciar um processo de reinvindicação de posse de chave em sua instituição. Esta, por sua vez, comunicará ao Bankly sobre a reivindicação.
O Bankly, então, informará ao parceiro (instituição financeira A) a respeito da reivindicação de posse. Então, o parceiro poderá utilizar o endpoint de confirmação de pedido de reivindicação para que seu cliente realize ou não a doação da chave da instituição financeira A para a B.
Importante
É possível reivindicar a posse de chaves apenas do tipo e-mail e telefone.
Updated 12 months ago