Pessoa física

stable scopes: customer.cancel customer.read

O Offboarding de pessoa física, ou encerramento de vínculo comercial com o cliente, consiste no cancelamento dos seguintes produtos:

  • Registro do cliente;
  • Contas;
  • Cartões vinculados à conta.

Offboarding de origem externa

Esse tipo de encerramento de vínculo comercial pode ocorrer devido a:

  • Solicitação do cliente (HOLDER_REQUEST): o cliente solicita ao parceiro Bankly o encerramento do vínculo;
  • Desacordo comercial (COMMERCIAL_DISAGREEMENT): o parceiro Bankly opta pelo encerramento do vínculo. Nesse caso, o parceiro deve notificar ao seu cliente a respeito do encerramento.

Pré-requisitos

Para efetivar o processo de encerramento, a conta:

  • Deve ter status ativo (ACTIVE);
  • Não deve possuir saldo disponível e nem bloqueado.

Etapas

Requisição de Offboarding

Para solicitação do Offboarding, basta efetuar uma requisição no endpoint de encerramento de vínculo comercial, e todos os produtos vinculados à conta em questão serão cancelados.

Endpoint

Para consumo deste endpoint, preencha os seguintes campos obrigatórios:

  • documentNumber: informe o CPF da conta;
  • reason: informe o motivo do encerramento (HOLDER_REQUEST ou COMMERCIAL_DISAGREEMENT).
--request PATCH 
--url 'https://api-mtls.sandbox.bankly.com.br/customers/{{document_number}}/cancel' \ 
--header 'api-version: 1' \ 
--header 'Authorization: Bearer {{accessToken}}' \ 
--header 'Content-Type: application/json' \ 
--data-raw ' 
{ 
    "reason": "HOLDER_REQUEST" 
}
Retorno

O status code 202 indicará que o Offboarding foi realizado com sucesso.

Caso o cliente possua apenas seus dados cadastrados, sem uma conta aberta no Bankly, o retorno de sucesso do Offboarding será o status code 204.

Erros
Status codeCódigoDescrição
400HOLDER_HAS_SOME_ACCOUNTS_WITH_NON_ZERO_BALANCEHá uma ou mais contas que apresentam saldo.
404---O CPF não tem cadastro aprovado.
422HOLDER_HAS_ALREADY_BEEN_CANCELEDO vínculo já foi encerrado.

Caso o retorno indique saldo na conta, basta zerá-la e chamar o endpoint novamente.

Verificação do status

Para conferir o status do encerramento do vínculo, utilize o endpoint de consulta de registro do cliente. Basta informar o documentNumber do cliente no path da requisição.

🚧

Importante

Indicamos que você verifique o Cache-Control no header da requisição, pois ele indicará o tempo a ser aguardado para fazer uma nova consulta.

--request GET \ 
--url 'https://api-mtls.sandbox.bankly.com.br/customers/{{documentNumber}}' 
--header 'Accept: application/json' 
--header 'api-version: 1'   
--header 'Authorization: Bearer {{accessToken}}'

O status do cliente pós-encerramento deve ser CANCELED.

Caso algum dos status retorne insucesso, entre em contato com Service Desk.

O encerramento técnico acontece após as etapas mencionadas. No entanto, o encerramento jurídico, ocorrerá após 30 dias a partir da requisição.

Para mais informações, consulte a Visão geral desta documentação.

🚧

Importante

A partir do pedido de encerramento, o seu cliente não conseguirá receber ou enviar dinheiro por meio de sua conta. Porém, caso ele receba reembolso da bandeira, poderá realizar transações com o cartão durante o período de 30 dias.

Evidência de pedido de cancelamento

Ao realizar o Offboarding por solicitação do seu cliente (HOLDER_REQUEST), obrigatoriamente você deverá armazenar a evidência de que o vínculo foi encerrado a pedido do cliente. Essa evidência poderá ser solicitada a qualquer momento por razões de auditoria.

Para mais informações, consulte a Resolução Nº 96, de 19 de maio de 2021.

Offboarding de origem interna

O Bankly realiza análises contínuas e, se confirmada alguma irregularidade, como fraude, por exemplo, realizará o que chamamos de Offboarding de origem interna. Ou seja, o Bankly tomará as medidas necessárias para o encerramento do vínculo comercial.

Portanto, nesses casos, o parceiro não realizará nenhum procedimento, e o cliente passará a ter o status BLOCKLISTED.

Para consultar seu status, utilize o mesmo endpoint descrito anteriormente para Offboarding de origem externa.


Copyright © 2021 Acesso Soluções de Pagamento S.A - Todos os direitos reservados