Visão geral
O Offboarding, ou encerramento de vínculo comercial, consiste em desfazer o relacionamento com o cliente do nosso parceiro, interrompendo todos os serviços relativos à sua conta. É possível realizar o Offboarding tanto para pessoa física como para pessoa jurídica.
Esse processo abrange o encerramento de:
- Registro do cliente;
- Conta;
- Cartões vinculados à conta.
Importante
Após solicitar o encerramento da conta, todas as chaves Pix vinculadas a ela serão excluídas automaticamente. Além disso, todos os processos de disputa por pedido de portabilidade ou reivindicação de posse atrelados às chaves excluídas serão encerrados.
Tipos de Offboarding
Offboarding de origem externa
Nesse tipo de Offboarding, o parceiro solicita ao Bankly a finalização do relacionamento com seu cliente via APIs.
Esse tipo de encerramento de vínculo comercial pode ocorrer devido a:
- Solicitação do cliente (HOLDER_REQUEST): o cliente solicita ao parceiro Bankly o encerramento do vínculo;
- Desacordo comercial (COMMERCIAL_DISAGREEMENT): o parceiro Bankly opta pelo encerramento do vínculo. Nesse caso, o parceiro deve notificar ao seu cliente a respeito do encerramento.
Evidência de pedido de cancelamento
Ao realizar o Offboarding por solicitação do seu cliente (HOLDER_REQUEST), obrigatoriamente você deverá armazenar a evidência de que o vínculo foi encerrado a pedido do cliente. Essa evidência poderá ser solicitada a qualquer momento por razões de auditoria.
Para mais informações, consulte a Resolução Nº 96, de 19 de maio de 2021.
Offboarding de origem interna
O Bankly realiza análises contínuas e, se confirmada alguma irregularidade, como fraude, por exemplo, realizará o que chamamos de Offboarding de origem interna. Ou seja, o Bankly tomará as medidas necessárias para o encerramento do vínculo comercial.
Portanto, nesses casos, o parceiro não realizará nenhum procedimento, e o cliente passará a ter o status BLOCKLISTED.
Nota
Por não haver APIs expostas aos nossos parceiros, não entraremos em detalhes sobre o Offboarding interno nesta documentação. Para mais esclarecimentos, entre em contato com o time de Implantação.
Etapas do Offboarding
As etapas descritas a seguir ocorrem para Offboarding de origem interna e externa.
Encerramento técnico
É a primeira etapa do Offboarding e consiste no encerramento dos produtos dentro da base de dados do Bankly.
Após o encerramento técnico, o parceiro não conseguirá realizar transações de cash-in e cash-out.
Se houver saldo referente a estorno ou depósito em andamento durante o cancelamento, o cliente poderá solicitar a devolução desse valor através do Service Desk.
Importante
A partir do pedido de encerramento, o seu cliente não conseguirá receber ou enviar dinheiro por meio de sua conta. Porém, caso ele receba reembolso da bandeira, poderá realizar transações com o cartão durante o período de 30 dias.
Encerramento legal
Após 30 dias do encerramento técnico, reportamos o encerramento do vínculo comercial ao Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro – CCS do Bacen. Uma vez reportado ao CCS, não será mais possível reativar a conta cancelada desse cliente.
Importante
A conta constará como encerrada no Registrato do CSS somente após o processo de encerramento legal.
Nota
O tempo máximo de resposta de nossas APIs é de 30 segundos.
Updated about 1 year ago