Definições

Tipos de cartões

Cartão físico

É o cartão plastificado utilizado em compras presenciais, que pode ter impresso os seguintes dados: nome, apelido, número do cartão, data de validade e código de segurança (CVC). Sua leitura é feita através do chip em adquirentes, também conhecidas como maquininhas.

Cartão virtual

É um cartão eletrônico gerado através do aplicativo para ser utilizado em transações on-line. Ele possui apenas o número do cartão, data de validade e código de segurança (CVC).

Cartão Panless

O Panless é o cartão físico que não apresenta o número e o código de segurança (CVC) impressos no plástico, o que garante mais segurança nas transações.
Além disso, ele já possui um cartão virtual com um número específico atrelado, proporcionando maior comodidade ao cliente, que não necessitará gerar um cartão virtual separadamente.

Para realizar a emissão de cartões do tipo Panless, o parceiro deve obter a certificação Digital First.

Digital First

Digital First é uma certificação digital concedida pela bandeira do cartão que valida toda experiência do usuário, do início ao fim, ou seja, do Onboarding à transação, de forma fluida e segura.

📘

Nota

Consulte a documentação Digital First, disponível no Playbook do Parceiro, para conhecer o passo a passo sobre como emitir essa certificação.

Após obter o certificado, o parceiro poderá utilizar o endpoint de emissão de cartão físico para gerar cartões Panless.

Cartão múltiplo

Trata-se de um cartão físico que possui dois números (um para o pré-pago e outro para pós-pago e débito) vinculados ao mesmo chip. Porém, inicialmente, apenas a modalidade pré-pago é disponibilizada e as funções pós-pago e débito, mesmo já vinculadas ao cartão, permanecem inativas.

Após a aprovação da análise de crédito, caso o cliente solicite, as funções pós-pago e débito podem ser ativadas sem a necessidade de uma nova emissão.

Dessa forma, o mesmo cartão anteriormente adquirido como pré-pago passa a ser pós-pago e débito, e a função pré-pago é desativada.

Modalidades

Débito

Um cartão com a modalidade débito ativada precisa ter o valor creditado na conta antes do seu uso, pois, ao utilizá-lo em saques e compras, o valor é debitado do saldo disponível no momento da transação.

Essa modalidade não possibilita compras parceladas.

Crédito pré-pago

Assim como ocorre no débito, a modalidade pré-pago ativada exige que haja valor creditado na conta antes do seu uso. Após a compra, o valor é descontado do crédito inserido.

Essa modalidade também não possibilita compras parceladas.

Crédito pós-pago

Um cartão com a modalidade pós-pago ativada não precisa de saldo na conta para ser utilizado, apenas de limite de crédito.

Após a compra, o valor é descontado desse limite e apenas no final de um mês de utilização o portador do cartão deverá pagar o que foi gasto nesse período.

Essa modalidade possibilita compras parceladas.


📘

Nota

Cada modalidade pode ser vinculada a um programa específico.