Ciclo de vida do cliente

O ciclo de vida do cliente pessoa física inicia com a análise de documentos, passa pelo registro do cliente, podendo culminar com o encerramento do vínculo com a empresa. Cada momento do ciclo ocasiona a mudança do status do cadastro.

A transição de status e a ordem em que cada uma ocorre, pode ser visualizada por meio da ilustração abaixo (clique na imagem para ampliá-la):

Status do ciclo de vida

PENDING_APPROVAL

O cadastro do cliente está em análise.

Esse é o status inicial para qualquer cliente e significa que as imagens e os dados informados estão sendo avaliados.

O cadastro do cliente poderá ter o status PENDING_APPROVAL:

  • Após o primeiro envio de documentos e informações necessárias. Para o envio de documentos, no qual é realizada a validação da prova de vida e leitura de OCR, deve-se utilizar o endpoint Envio e análise de documentos pessoais. Caso os documentos sejam aprovados, o cliente deverá completar o cadastro, preenchendo as informações necessárias no endpoint Registro de pessoa física;
  • Após o cliente realizar uma nova tentativa de registro por meio do endpoint Registro de pessoa física, devido ao cadastro ter sido reprovado (status REPROVED) na tentativa anterior. Verifique as orientações de reprovação para identificar se o cliente precisa ou não enviar novas imagens antes de realizar uma nova tentativa;

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Nota

Nos casos de reprovação, se necessário, o cliente também poderá ter que reenviar os documentos para análise por meio do endpoint Envio e análise de documentos pessoais.

  • Após o cliente reenviar os documentos para análise e realizar uma nova tentativa de registro devido ao cadastro já aprovado ter sido revogado (status REVOKED). Um cliente com cadastro revogado, deverá percorrer todo o fluxo de Onboarding (Endpoint de Envio e análise de documentos pessoais e de Registro de pessoa física).
  • Após o cliente reenviar os documentos para análise e realizar uma nova tentativa de registro devido ao cadastro ter sido cancelado (status CANCELED). Verifique os motivos de cancelamento para identificar se o usuário poderá tentar registrar-se novamente.

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Nota

Enquanto o status for PENDING_APPROVAL, o cliente não poderá abrir novas contas.

IN_ANALYSIS

O cadastro está sendo analisado manualmente (Derivação de mesa).

Esse status indica que o cadastro precisou de uma análise humana, a qual geralmente é necessária quando não é possível aprovar o cadastro do cliente de forma automatizada.

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Nota

Apenas cadastros que apresentam baixo risco podem ser analisados dessa forma.

O serviço de derivação de mesa é exclusivo para parceiros que o contrataram. Para mais informações, entre em contato com seu gerente comercial.

APPROVED

O cadastro foi aprovado, e o cliente já pode criar uma conta de pagamento.

O cadastro do cliente poderá ter o status APPROVED, após:

  • A análise automatizada (status PENDING_APPROVAL);
  • A análise manual, chamada de serviço de derivação de mesa (status IN_ANALISYS).

REPROVED

O cadastro do cliente foi reprovado.

Caso o problema que motivou a reprovação do cadastro possa ser resolvido, o cliente poderá tentar novamente após realizar as devidas correções.

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Nota

Para entender como corrigir o problema, utilize a documentação Motivos de reprovação de Onboarding.

O cadastro do cliente poderá ter o status REPROVED, após:

  • A análise automatizada (status PENDING_APPROVAL);
  • A análise manual, chamada de serviço de derivação de mesa (status IN_ANALISYS).

REVOKED

O cadastro do cliente foi revogado.

A revogação de cadastro ocorre após uma análise manual, por decisão da área de cadastro e prevenção à fraude do Bankly.
A decisão para revogar um cadastro se dá quando houver:

  • Dados cadastrais divergentes: nome do titular, nome da mãe, data de nascimento etc.;
  • Documento de identificação não validado: ilegível, incompleto, danificado ou vencido;
  • Selfie inválida: escura, alta claridade, muito longe da câmera ou muito próxima da câmera.

O cliente que possui o cadastro revogado é impossibilitado de realizar cash-out a partir de suas contas (Pix, TED, pagamento de contas e uso de cartão).

Para retomar as transações, o cliente precisará percorrer novamente todo o fluxo de Onboarding, no qual terá que enviar novas informações (selfie e documentos de identificação no endpoint de Envio e análise de documentos pessoais e registrar-se no endpoint de Registro de pessoa física) e ser aprovado (status APPROVED) na análise. Caso os dados sejam enviados de forma incorreta ou incompleta, o cadastro será reprovado (status REPROVED).

CANCELED

O cadastro do cliente foi cancelado.

Esse status indica que o cliente teve o seu relacionamento com o parceiro Bankly encerrado. Nesse caso, o cliente deverá enviar novas informações de Onboarding (selfie, documentos de identificação e registro) para análise caso deseje retomar o relacionamento e abrir uma nova conta.

Esse status indica que o cliente teve o seu relacionamento com o parceiro Bankly encerrado. Nesse caso, o cliente precisará percorrer novamente todo o fluxo de Onboarding, no qual terá que enviar novas informações (selfie e documentos de identificação no endpoint de Envio e análise de documentos pessoais e registrar-se no endpoint de Registro de pessoa física) para análise caso deseje retomar o relacionamento e abrir uma nova conta.

Após reenviar os documentos e informações necessárias, o status do cadastro será PENDING_APPROVAL e poderá transitar para APPROVED ou REPROVED após o término da análise.

BLACKLISTED (BLOCKLISTED)

O cliente foi bloqueado.

Esse status indica que o cliente teve o seu relacionamento com o parceiro Bankly encerrado devido à confirmação de fraude. Nesse caso, as contas do cliente também são fechadas ou bloqueadas.

O cliente bloqueado somente conseguirá se registrar novamente após ser retirado da lista de bloqueio. Para isso, ele precisará:

  • Abrir o ticket no Service Desk solicitando nova análise;
  • Ter seu caso reavaliado pelo time de Prevenção à fraudes;
  • Caso seja um falso positivo, ele será retirado da lista de bloqueio e poderá solicitar um novo registro. Entretanto, o cadastro ainda poderá ser reprovado devido a documentos e/ou informações incorretas.
  • Se a fraude for confirmada, o cliente continuará na lista de bloqueio (status BLACKLISTED) e o seu cadastro será reprovado.

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Importante

Caso a suspeita de fraude não seja reavaliada e o cliente tente registrar-se novamente, ele será reprovado.