Pagamento de faturas

O pagamento da fatura do cartão é realizado por meio dos boletos emitidos pelo Bankly.

As faturas poderão ser pagas das formas descritas a seguir.

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Nota

A baixa e efetivação de um pagamento, seja ele total ou parcial, é feita pelo Bankly. Já a alteração do status do pagamento é feito pelo parceiro através das consultas da(s) fatura(s).

Pagamento total

Refere-se ao pagamento completo do valor da fatura até a data de vencimento.

Pagamento parcial

Refere-se ao pagamento de parte do valor total da fatura.

Nesse caso, existem dois cenários: o pagamento mínimo e o pagamento em atraso.

Pagamento mínimo

O pagamento mínimo representa o menor valor que o cliente pode pagar da fatura até a data de seu vencimento, sem ficar em atraso. Dessa forma, o cliente que realizar o pagamento mínimo permanecerá com o cartão disponível.

Nesse cenário, é possível pagar qualquer valor maior ou igual ao mínimo e menor que o total da fatura.

O valor do pagamento mínimo é composto por:

  • 15% das transações lançadas na fatura vigente;
  • 100% dos encargos do período;
  • 100% do saldo remanescente da fatura anterior, se houver;
  • 100% das parcelas de financiamento do saldo devedor de períodos anteriores, se houver.

O valor restante será lançado na fatura seguinte, na modalidade de crédito rotativo e sofrerá cálculo de encargos (taxa do rotativo, multa, juros, mora, IOF e encargos de refinanciamento).

Crédito Rotativo

O crédito rotativo do cartão é um tipo de empréstimo dado aos clientes que fazem o pagamento mínimo da fatura. A diferença entre o valor pago e o valor total entra no rotativo dentro do próximo ciclo de fatura.

Conforme regra do Banco Central, o cliente não pode ficar no crédito rotativo por mais de 30 dias consecutivos. Sendo assim, caso não seja feito o pagamento total ou parcelado da fatura subsequente à fatura rotativa, o cliente entrará automaticamente no parcelamento compulsório.

A fatura rotativada só pode ser paga de maneira integral (total) ou parcelada. Será considerado “pagamento” qualquer crédito recebido na conta do cliente.

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Importante

Os valores não pagos e parcelas futuras comprometem o limite de crédito do cartão do cliente.

Pagamento em atraso

O pagamento em atraso representa o não pagamento da fatura ou, o pagamento de um valor inferior ao pagamento mínimo da fatura.

O saldo devedor será lançado na fatura seguinte e sofrerá cálculo de encargos (multa, juros e taxas).

O cliente que não realizar o pagamento da fatura ou realizar um pagamento inferior ao valor mínimo, terá o cartão bloqueado, de acordo com a regra definida.

O pagamento em atraso da fatura gera cobrança de encargos da dívida (taxa do rotativo em atraso + multa + taxa de juros de mora + IOF), e o cartão poderá ser bloqueado.