Pagamento de faturas
O pagamento da fatura do cartão é realizado por meio dos boletos emitidos pelo Bankly.
As faturas poderão ser pagas das formas descritas a seguir.
Nota
A baixa e efetivação de um pagamento, seja ele total ou parcial, é feita pelo Bankly. Já a alteração do status do pagamento é feito pelo parceiro através das consultas da(s) fatura(s).
Pagamento total
Refere-se ao pagamento completo do valor da fatura até a data de vencimento.
Pagamento parcial
Refere-se ao pagamento de parte do valor total da fatura.
Nesse caso, existem dois cenários: o pagamento mínimo e o pagamento em atraso.
Pagamento mínimo
O pagamento mínimo representa o menor valor que o cliente pode pagar da fatura até a data de seu vencimento, sem ficar em atraso. Dessa forma, o cliente que realizar o pagamento mínimo permanecerá com o cartão disponível.
Nesse cenário, é possível pagar qualquer valor maior ou igual ao mínimo e menor que o total da fatura.
O valor do pagamento mínimo é composto por:
- 15% das transações lançadas na fatura vigente;
- 100% dos encargos do período;
- 100% do saldo remanescente da fatura anterior, se houver;
- 100% das parcelas de financiamento do saldo devedor de períodos anteriores, se houver.
O valor restante será lançado na fatura seguinte, na modalidade de crédito rotativo e sofrerá cálculo de encargos (taxa do rotativo, multa, juros, mora, IOF e encargos de refinanciamento).
Crédito Rotativo
O crédito rotativo do cartão é um tipo de empréstimo dado aos clientes que fazem o pagamento mínimo da fatura. A diferença entre o valor pago e o valor total entra no rotativo dentro do próximo ciclo de fatura.
Conforme regra do Banco Central, o cliente não pode ficar no crédito rotativo por mais de 30 dias consecutivos. Sendo assim, caso não seja feito o pagamento total ou parcelado da fatura subsequente à fatura rotativa, o cliente entrará automaticamente no parcelamento compulsório.
A fatura rotativada só pode ser paga de maneira integral (total) ou parcelada. Será considerado “pagamento” qualquer crédito recebido na conta do cliente.
Importante
Os valores não pagos e parcelas futuras comprometem o limite de crédito do cartão do cliente.
Pagamento em atraso
O pagamento em atraso representa o não pagamento da fatura ou, o pagamento de um valor inferior ao pagamento mínimo da fatura.
O saldo devedor será lançado na fatura seguinte e sofrerá cálculo de encargos (multa, juros e taxas).
O cliente que não realizar o pagamento da fatura ou realizar um pagamento inferior ao valor mínimo, terá o cartão bloqueado, de acordo com a regra definida.
O pagamento em atraso da fatura gera cobrança de encargos da dívida (taxa do rotativo em atraso + multa + taxa de juros de mora + IOF), e o cartão poderá ser bloqueado.
Updated about 1 year ago