Motivos de reprovação de registro

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No fluxo de Onboarding são realizadas inúmeras análises para garantir a validade e a confiabilidade dos dados fornecidos pelo cliente.

Em caso de problemas referentes à qualidade ou à credibilidade das informações, o processo de Onboarding será interrompido e o status do cadastro do cliente constará como REPROVED.

Verificação dos motivos

Para que o parceiro possa verificar o motivo pelo qual o cadastro de um cliente pessoa física foi reprovado, ele deverá utilizar o endpoint de Consulta do registro do cliente. Para a verificar as razões de reprovação para clientes pessoa jurídica, o endpoint utilizado deverá ser o de Consulta do registro da empresa. Em ambos os casos, deve-se informar o valor DETAILED na query resultLevel.

É possível que mais de um status seja retornado nessa consulta. Por exemplo: DATA_RECUSED, AGE_RECUSED e SELFIE_RECUSED.

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Importante

Recordamos que, no ambiente de sandbox, não há processo de KYC (Know Your Customer). Portanto, todos os cadastros constarão como aprovados (APPROVED).

Exemplo

A seguir, um exemplo de retorno de consulta detalhada do registro de um cliente pessoa física com status reprovado. O campo reasons trará uma lista com os problemas identificados no processo.

{
    "documentNumber" : "47742663023",
		"document": {
          "value": "47742663023",
          "type": "CPF"
		},
    "registerName": "Nísia Floresta",
    "socialName": "",
    "birthDate": "1790-09-30T00:00:00Z",
		"motherName": "Dionísia Gonçalves Pinto",
    "phone": {
      "countryCode": "55",
      "number": "23415162342"
    },
		"email": "[email protected]",
    "address": {
      "zipcode": "68060100",
      "addressLine": "Rua 6 de Março",
      "buildingNumber": "2500",
      "neighborhood": "Alter do Chão",
      "country": "BR",
      "state": "PA",
      "city": "Santarém",
    },
    "profile": "COMPLETE",
    "status": "REPROVED",    
    "reasons": [        
      "OCR_RECUSED",        
      "DATA_RECUSED"    
    ],
    "createdAt": "2021-08-30T19:29:50.12Z",    
    "updatedAt": "2021-08-30T19:29:50.703Z",
		"declaredIncome": "LESS_THAN_ONE_THOUSAND",
    "confirmedIncome":"",
    "occupation": "909090",    
    "pep": {
        "level": "NONE",
        "verified": false
    },
    "documentation": {
      "selfie": "ce1849509a3f4625867ead5768d5b068",
      "idCardFront": "9c1974193d96446e84833742aed1db62",
      "idCardBack": "71bb6d35ee7644fe8ef2b8e81eb19f98"
    }
  }

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Dica

Para receber mensagens referentes a eventos de reprovação de cadastro, realize a configuração dos webhooks.

Motivos de reprovação de Onboarding

Na tabela a seguir, confira as razões para reprovação de Onboarding e como proceder em cada caso:

MotivoDescriçãoO que fazer?
NOT_RETRYIndica que o CPF do cadastro já recebeu alguma marcação de fraude pelo nosso time de Prevenção e foi bloqueado.

Por isso, não é possível abrir uma nova conta para esse CPF fraudado.
Não é possível realizar o cadastro desse cliente.

Interrompa as tentativas de cadastro desse CPF.
NOT_ALLOWEDIndica que o parceiro está fazendo a chamada em algum endpoint ao qual não tem acesso por razões contratuais.Entre em contato com seu representante comercial.
SELFIE_RECUSEDA selfie enviada apresenta problemas relativos à
prova de vida.
Instrua seu cliente a tirar a selfie em um local bem iluminado e não utilizar acessórios, como bonés, óculos de sol etc.

Recomendamos adicionar uma máscara na tela para orientar o local em que o usuário deve posicionar o rosto no momento da captura da foto.

Após a foto ser tirada, exiba o resultado para que o usuário a aprove. Caso não haja aprovação, ofereça a opção de tirar nova foto.
DOCUMENT_RECUSEDHá problemas na comparação da foto do documento do cliente com a imagem da selfie enviada, impossibilitando a confirmação de que se trata da mesma pessoa.
Além disso, foram observados dados inconsistentes nos bureaus, sendo essa ocorrência mais frequente em um CNPJ registrado/criado com menos de 30 dias.
Recomende que a foto contenha exclusivamente a imagem do documento, sem interferência de fundo, e esteja enquadrada. Caso seja viável, recomende que a foto seja tirada com o documento fora do plástico.

Certifique-se de que a foto esteja em perfeitas condições em seus logs e de que a qualidade da imagem esteja em perfeitas condições nos registros.

Caso a reprovação persista mesmo após a correção das questões relacionadas à foto/selfie, por favor, contate o Service Desk do Bankly.
OCR_RECUSEDExistem divergências entre as informações retornadas pela leitura do documento e as informações fornecidas pelo cliente.O documento fotografado deve ser RG ou CNH.

Recomende que a foto contenha apenas a imagem do documento, sem interferência de fundo, e que esteja bem enquadrada.

Se possível, a foto deve ser tirada com o documento fora do plástico.
AGE_RECUSEDExistem divergências entre a data de nascimento informada pelo cliente e a verificada nos bureaus de informação.

Esse status também retorna em caso de tentativa de cadastro de menores de 18 anos.
Solicite que o cliente confira os dados fornecidos. É essencial que a data de nascimento informada coincida com aquela presente no documento enviado.

Por exemplo, se o cliente indicar através do aplicativo que sua data de nascimento é 01/01/2000, mas a data registrada no documento enviado for 01/01/2007, isso indica que ele é menor de idade. Nesse caso, o motivo de recusa será atribuído com base nessa disparidade.

Não permita que clientes menores de 18 anos realizem o cadastro.
NAME_RECUSEDHá problemas relativos à comparação do nome do cliente ou da mãe, fornecidos por escrito no aplicativo, com os retornados pelo bureau e OCR.Peça a seu cliente que confirme os dados fornecidos, pois eles devem estar de acordo com os informados no documento enviado.

Recordamos que o problema pode referir-se à alteração do nome do cliente por estado civil (nome de solteiro x nome de casado) que não foi atualizado nos sistemas públicos de registro.
STATUS_RECUSEDHá problemas relativos ao CPF informado no cadastro.Verifique o status do CPF de seu cliente junto à Receita Federal.
Se necessário, solicite que ele regularize sua situação.

Se for confirmado que a situação do seu cliente está regularizada, entre em contato com o Service Desk do Bankly.

Recordamos que este aviso refere-se à irregularidade do CPF junto à Receita Federal e não necessariamente indica dados incorretos fornecidos pelo cliente.
EMAIL_RECUSEDFoi detectada fraude relacionada ao e-mail informado pelo cliente.Não é possível realizar o cadastro desse cliente.
FORBIDDEN_WORDSFoi detectada alguma palavra de cunho ofensivo ou de baixo calão.Solicite que o cliente reenvie os dados, atentando-se ao teor das palavras.
RISKY_BEHAVIORIndica alto risco de fraude associado ao cadastro realizado.Não é possível realizar o cadastro desse cliente.
NOT_FOUNDAs informações do cliente não foram localizadas nos bureaus.

Esse cenário é mais comum para menores de idade e pessoas que completaram 18 anos recentemente.
Entre em contato com o Service Desk do Bankly.
DATA_RECUSEDHá problemas com os dados informados pelo cliente, quando comparados com aqueles obtidos via bureau. Os dados podem ser: nome, nome da mãe, data de nascimento, situação do CPF junto à Receita Federal, nome da empresa e CPF não pertencente ao QSA (quadro de sócios e administradores).

Observação: devido ao caráter genérico desse status, futuramente ele será descontinuado.
Solicite ao cliente que envie os dados novamente com base no detalhamento dos status.
PHOTO_RECUSEDProblema relacionado à imagem da selfie ou do documento.

No caso da selfie, é possível que ela não esteja permitindo a identificação clara do cliente ou que aparente ser a foto de um retrato ou tela.

Observação: devido ao caráter genérico desse status, futuramente ele será descontinuado.
Recomende ao seu cliente que a selfie seja tirada a uma certa distância da câmera, para que se possa obter informações do plano de fundo.

Os documentos fotografados devem ser RG ou CNH. A câmera deve estar próxima ao documento, para facilitar a análise da face do cliente.

Em todos os casos, é importante atentar-se ao enquadramento e à iluminação.
INCOMPLETE_DOCUMENTATIONPendente um ou mais documentos obrigatórios.Solicite que o cliente reenvie os dados, atentando-se ao envio completo da documentação.
INTERNAL_POLICYA solicitação de abertura de conta foi reprovada por políticas internas, onde efetuamos o KYC e PLD, conforme circulares do Banco Central.

Avaliamos não só questões relativas ao CNPJ, CPF (sócios e administradores) e participações anteriores, como entes regulados. Caso não estejam conformes com uma dessas entidades, temos a prerrogativa e a responsabilidade de negar a abertura.
Não é possível realizar o cadastro desse cliente.
INCORRECT_CNPJCasos em que o CNPJ está com o status Inapto, Irregular ou Baixado na Receita Federal.Não é possível realizar o cadastro desse cliente.
PEP_RECUSEDIndica que o CPF pertence a uma pessoa politicamente exposta (PEP) ou a alguém que possui algum relacionamento com uma PEP.Entre em contato com o Service Desk do Bankly.

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Dica

Para sanar suas dúvidas referentes à reprovação por problemas nas imagens enviadas, consulte o documento Orientações para envio de fotos.

Para refazer o pedido de um registro reprovado, realize os ajustes necessários nas informações, com base no que foi indicado para cada caso na tabela anterior, e reenvie o PUT de cadastro.