Visão geral

stable

Estrutura

Os eventos Bankly são organizados em listas e enviados ao parceiro no formato JSON. Cada evento possui a seguinte estrutura:

NomeTipoDescrição
entityIdstringIdentificador da entidade emissora do evento. Portanto, ele dependerá do contexto de sua emissão. Exemplo: eventos de Pix utilizam como identificador o authenticationCode do Pix.
companyKeystringChave que identifica o parceiro dentro do Bankly.
idempotencyKeystringValor retornado para evitar eventos duplicados (em formato UUID).
contextstringContexto em que o evento foi criado. Os possíveis contextos estão listados mais adiante nesta documentação.
namestringNome descritivo que identifica a operação realizada. Abaixo, você encontra a nomenclatura padrão dos eventos.
timestampstringData e a hora em que o evento ocorreu, no formato ISO 8601 - UTC.
correlationIdstringIdentificador que correlaciona todo o fluxo das operações.
versionstringVersão do evento.
metadataobjectInformações adicionais pertinentes ao contexto, representadas através de pares de chave e valor. Tais informações não fazem parte explicitamente da transação e são sujeitas à variação. Por exemplo, o tempo de solicitação e o tempo de resposta da operação.
dataobjectEntidade relacionada ao ID, que varia conforme o evento. Por exemplo, quando se trata de um evento de conta, o data trará dados da estrutura de uma conta.

🚧

Importante

Recomendamos que os parceiros observem a versão do evento a ser utilizado, pois, de forma a melhorar a experiência dos seus clientes, o Bankly está constantemente evoluindo seus produtos.

[
   {
      "entityId": "Id of the entity that raised the event",
      "companyKey": "Company Key of the entity that raised the event",
      "context": "Context of the service that raised the event",
      "name": "Event name",
      "timestamp": "Date when the event was raised",
      "correlationId": "For tracing",
      "version": "1",
      "metadata": {
         "key": "Complement event info"
      },
      "data": {
         "Bar": "Foo"
      }
   }
]

Exemplos

[
   {
      "entityId":"16d9ce8d-bf54-4433-ac4e-0000000000",
      "companyKey":"ACESSO",
      "idempotencyKey":"3b5d8309-cb7f-4b0d-8d35-0000000000",
      "context":"Ted",
      "name":"TED_CASH_IN_WAS_RECEIVED",
      "timestamp":"2022-01-11T13:06:24.2559021Z",
      "correlationId":"7ab145b5-f0a1-42af-b187-8dcb670b962c",
      "metadata":null,
      "data":{
         "authenticationCode":"16d9ce8d-bf54-4433-ac4e-0000000000",
         "amount":{
            "value":0.01,
            "currency":"BRL"
         },
         "recipient":{
            "document":{
               "value":"09992220074",
               "type":"CPF"
            },
            "type":"Maria Quitéria de Jesus",
            "name":"string",
            "account":{
               "branch":"0001",
               "number":"540108",
               "bank":{
                  "ispb":"13140088",
                  "code":"332"
               }
            }
         },
         "channel":{
            "name":"SPB",
            "sender":{
               "document":{
                  "value":"47742663023",
                  "type":"CPF"
               },
               "type":"Customer",
               "name":"Nísia Floresta",
               "account":{
                  "branch":"0001",
                  "number":"15164",
                  "bank":{
                     "ispb":"13140088"
                  }
               }
            },
            "controlNumber":"STR2022011100000000000"
         },
         "createdAt":"2022-01-09T13:06:24.2240368Z"
      }
   }
]
[
   {
      "entityId": "a79753ae-6d68-4e81-b4a4-14147063b12b",
      "idempotencyKey": "86447d19-687f-4fa8-80cf-a5aa406457b9",
      "companyKey": "ACESSO",
      "context": "Ted",
      "name": "TED_REFUND_WAS_RECEIVED",
      "timestamp": "2021-10-05T00:00:00.000Z",
      "correlationId": "61833e96-86ea-4248-9700-5fd08a00bcb2",
      "version": "1",
      "metadata": {
         "key": "Complement event info"
      },
      "data": {
         "amount": {
            "value": 0,
            "currency": "BRL"
         },
         "recipient": {
            "document": {
               "value": "12346789000",
               "type": "CPF"
            },
            "name": "string",
            "status": "APPROVED",
            "account": {
               "branch": "0001",
               "number": "965",
               "balance": {
                  "value": 0,
                  "currency": "BRL"
               },
               "status": "ACTIVE",
               "bank": {
                  "ispb": "12345678",
                  "code": "332",
                  "name": "Acesso Soluções Pagamentos S.A"
               }
            }
         },
         "channel": {
            "name": "SPB",
            "sender": {
               "document": {
                  "value": "12346789000",
                  "type": "CPF"
               },
               "name": "string",
               "status": "APPROVED",
               "account": {
                  "branch": "0001",
                  "number": "123456",
                  "bank": {
                     "ispb": "12345678",
                     "code": "123",
                     "name": "Test Bank"
                  }
               }
            },
            "ControlNumber": "ACB20211120000000002",
            "ControlNumberOriginal": "ACB20211120000000001"
         }
      }
   }
]

Contextos

NomeDescrição
PixAgrupa todos os eventos relacionados a cash-in e cash-out, refunds (devoluções) e QR Codes Pix.
DICTAgrupa todos os eventos relacionados a DICT e a pedidos de portabilidade e reivindicação de chaves Pix.
BoletoAgrupa todos os eventos relacionados a boletos, como emissão, cancelamento, compensação etc.
TedAgrupa todos os eventos relacionados a cash-in, cash-out e refunds (devoluções) via TED.
Payment (Pagamento de contas)Agrupa todos os eventos relacionados a pagamentos de contas, como criação, recebimento, confirmação e o cancelamento do pagamento, assim como falha na transação.
Document (Envio de documentos de Onboarding)Agrupa todos os eventos relacionados ao recebimento e o processamento de imagens para Onboarding.
Account (Contas)Agrupa todos os eventos relacionados à abertura e encerramento de contas (por solicitação do cliente, parceiro ou Bankly), assim como eventos referentes a bloqueio/desbloqueio judicial.
Authorization (Autorização, confirmação e 3DS)Agrupa todos os eventos relacionados à autorização de transações com cartão, como expiração, confirmação, cancelamento da transação etc. Além disso, também existem eventos referentes à autorização 3DS.
Card (Cartão)Agrupa todos os eventos relacionados a emissão do cartão, a alteração do status de rastreio e do status do cartão e a adição e remoção do cartão da carteira.
Credict (Crédito)Agrupa todos os eventos relacionados ao processo de análise de crédito, a faturas e pagamentos em atraso, negativação, bloqueio do cartão e cancelamento do contrato de crédito do cliente.
Customer (Pessoa física)Agrupa todos os eventos relacionados a Onboarding e Offboarding de pessoa física.
Business (Pessoa jurídica)Agrupa todos os eventos relacionados a Onboarding e Offboarding de pessoa jurídica.
Invoice (Faturas)Agrupa todos os eventos relacionados a criação de uma transação, processamento e fechamento de uma fatura e a realização do pagamento total ou proporcional da fatura.
PocketAgrupa todos os eventos relacionados a criação, mudança de usuário, encerramento, depósitos, resgates de valores e falhas nas transações com contas pockets.
PartnerAgrupa eventos que informam sobre a indisponibilidade em um ou mais serviços de uma feature e sobre a volta à normalidade do serviço.

Nomenclatura

Contexto Pix

Nome do evento (name)Descrição
PIX_CASH_IN_WAS_RECEIVEDO valor foi recebido no core bancário Bankly.
PIX_CASH_IN_WAS_CLEAREDO valor foi liberado na conta destino.
PIX_REFUND_WAS_RECEIVEDO valor devolvido foi recebido no core bancário Bankly.
PIX_REFUND_WAS_CLEAREDO valor devolvido foi liberado na conta destino.
PIX_CASHOUT_WAS_COMPLETEDPagamento via Pix finalizado.
PIX_CASHOUT_WAS_CANCELEDA reserva de valor para a transação (hold) não ocorreu com sucesso. Portanto, não houve saída de valor da conta pagadora e a transação foi cancelada.
PIX_CASHOUT_WAS_UNDONEA reserva de valor para a transação (hold) ocorreu com sucesso. Porém, houve reprovação no processo de antifraude transacional. Portanto, o valor será devolvido para a conta pagadora.
PIX_QRCODE_WAS_CREATEDUm QR Code para pagamento via Pix foi emitido.

Contexto Boleto

Nome do evento (name)Descrição
BOLETO_CASH_IN_WAS_RECEIVEDO valor foi recebido no core bancário Bankly.
BOLETO_CASH_IN_WAS_CLEAREDO valor foi liberado na conta destino.
BOLETO_WAS_REGISTEREDO boleto está apto para pagamento.
BOLETO_WAS_CANCELLED_BY_RECIPIENTO boleto foi cancelado pelo recebedor do pagamento.
BOLETO_WAS_CANCELLED_BY_DEADLINEO boleto foi cancelado por decurso de prazo.

Contexto DICT

Nome do evento (name)Descrição
PIX_CLAIM_WAS_ACKNOWLEDGEDO pedido de reivindicação foi reconhecido.
PIX_CLAIM_WAS_CONFIRMEDO pedido de reivindicação foi confirmado.
PIX_CLAIM_WAS_COMPLETEDO processo de reivindicação foi concluído.
PIX_CLAIM_WAS_CANCELEDO processo de reivindicação foi cancelado.
PIX_CLAIM_WAS_REGISTEREDUm cliente do parceiro Bankly registrou um pedido de reivindicação de posse/portabilidade para outra instituição.

Contexto TED

Nome do evento (name)Descrição
TED_CASH_OUT_WAS_APPROVEDTransferência aprovada pela análise de antifraude.
TED_CASH_IN_WAS_RECEIVEDO valor foi recebido no core bancário Bankly.
TED_CASH_IN_WAS_CLEAREDO valor foi liberado na conta destino.
TED_REFUND_WAS_RECEIVEDO valor devolvido foi recebido no core bancário Bankly.
TED_REFUND_WAS_CLEAREDO valor devolvido foi liberado na conta destino.
TED_CASH_OUT_WAS_DONEA transferência do valor foi realizada.
TED_CASH_OUT_WAS_REPROVEDA transação foi reprovada pela equipe de análise antifraude.
TED_CASH_OUT_WAS_UNDONEA transação foi desfeita devido à reprovação pela equipe de análise antifraude.
TED_CASH_OUT_WAS_CANCELEDTransferência cancelada por falta de saldo na conta.

Contexto Payment (Pagamento de contas)

Nome do evento (name)Descrição
BILL_PAYMENT_WAS_RECEIVEDO pagamento foi recebido.
BILL_PAYMENT_WAS_CREATEDO pagamento foi criado.
BILL_PAYMENT_WAS_CONFIRMEDO pagamento foi confirmado.
BILL_PAYMENT_HAS_FAILEDHouve falha no pagamento.
BILL_PAYMENT_WAS_CANCELLEDO pagamento foi cancelado.
BILL_PAYMENT_WAS_REFUSEDPagamento recusado devido a problemas identificados após a sua confirmação. O valor foi estornado ao pagador.

Contexto Document (Envio de documentos de Onboarding)

Nome do evento (name)Descrição
DOCUMENT_WAS_RECEIVEDA imagem do documento foi recebida, porém ela pode ainda não ter sido completamente analisada.
DOCUMENT_WAS_PROCESSEDA imagem do documento foi recebida e analisada.

Contexto Account (Contas)

Nome do evento (name)Descrição
ACCOUNT_WAS_CREATEDA conta foi criada.
ACCOUNT_WAS_CLOSEDA conta foi encerrada tecnicamente.
ACCOUNT_WAS_LEGALLY_CLOSEDA conta foi encerrada legalmente. Neste caso, o Banco central foi informado do encerramento.
AMOUNT_WAS_BLOCKEDO valor foi bloqueado
AMOUNT_WAS_UNBLOCKEDO valor foi desbloqueado.
PAYMENT_ACCOUNT_WAS_LOCKEDA conta foi bloqueada.
PAYMENT_ACCOUNT_WAS_UNLOCKEDA conta foi desbloqueada.

Contexto Authorization (Autorização e confirmação)

Nome do evento (name)Descrição
TRANSACTION_WAS_PROCESSEDA transação foi processada. Ela pode ter sido aprovada ou não.
TRANSACTION_WAS_REVERTEDA transação foi revertida parcial ou totalmente.
TRANSACTION_WAS_EXPIREDO tempo de reserva de saldo da transação expirou e a transação foi revertida. Esse fluxo ocorre em transações pré-pagas.
CONFIRMATION_WAS_PROCESSEDA transação foi confirmada parcial ou totalmente.
CANCELATION_WAS_PROCESSEDA transação foi cancelada.
VOUCHER_WAS_PROCESSEDO voucher (crédito) foi lançado na conta do cliente.
PRE_AUTHENTICATION_WAS_RECEIVEDApós receber um pedido de pré-autenticação 3DS, o Bankly realizou uma análise antifraude para identificar a necessidade de criação de um desafio. Caso o resultado dessa análise tenha sido "challenge" (desafio), o evento PRE_AUTHENTICATION_CHALLENGE_WAS_REQUESTED será enviado para o parceiro.
PRE_AUTHENTICATION_CHALLENGE_WAS_REQUESTEDUm desafio foi requisitado. Após receber este evento, o parceiro deverá criar um desafio e enviá-lo a seu cliente para que ele possa confirmar a tentativa de compra.

Contexto Card (Cartão)

Nome do evento (name)Descrição
CARD_WAS_ISSUEDO cartão foi emitido.
TRACKING_STATUS_CHANGEDHouve uma atualização no status de rastreio.
CARD_STATUS_WAS_MODIFIEDO status do cartão foi alterado.
CARD_WAS_ADDED_TO_WALLETO cartão foi adicionado na carteira digital.
CARD_WAS_REMOVED_FROM_WALLETO cartão foi removido da carteira digital.

Contexto Credit (Crédito)

Nome do evento (name)Descrição
CREDIT_CARD_LIMIT_CREATEDSolicitação de limite de crédito criada.
CREDIT_CARD_LIMIT_APPROVEDSolicitação de limite de crédito aprovada.
CREDIT_CARD_LIMIT_REPROVEDSolicitação de limite de crédito reprovada de acordo com a política de crédito.
CREDIT_CARD_ANALYSIS_COMPLETEDA análise de crédito foi finalizada e pode ter sido aprovada ou reprovada.
CREDIT_CARD_ANALYSIS_EXPIREDO período para o consentimento da análise expirou-se. Neste caso, é necessário solicitar uma nova análise.
CREDIT_CARD_CONTRACT_ACCEPTEDContrato de limite de crédito aceito. Este evento sinaliza que o cliente aceitou a análise disponibilizada e assinou o contrato.
CREDIT_CARD_CONTRACT_BLOCKEDContrato de crédito bloqueado devido à inadimplência por mais de 5 dias.
CREDIT_CARD_CONTRACT_CANCELLEDContrato de crédito cancelado.
CREDIT_CARD_CONTRACT_UNBLOCKEDContrato de crédito desbloqueado, pois o cliente quitou/negociou seu débito de inadimplência.
CREDIT_CARD_LIMIT_INCREASE_REQUESTEDApós reanálise, o aumento do limite de crédito do cliente foi solicitado.
CREDIT_CARD_LIMIT_INCREASE_APPROVEDApós reanálise, o aumento do limite de crédito do cliente foi aprovado.
CREDIT_CARD_LIMIT_INCREASE_ACCEPTEDO aumento do limite de crédito foi aceito. Este evento sinaliza que o cliente aceitou o aumento de limite de crédito e assinou o contrato.
CREDIT_CARD_LIMIT_INCREASE_REFUSEDApós reanálise, o aumento de limite de crédito do cliente foi recusado.
CREDIT_CARD_LIMIT_REDUCTION_REQUESTEDApós reanálise, a diminuição do limite é solicitada, para ocorrer 5 dias após a decisão.
CREDIT_CARD_LIMIT_REDUCTION_APPLIEDApós o tempo de requisição da redução de limite, a diminuição do limite é aplicada.
INVOICE_BILLING_WAS_OVERDUEFatura há X dias em atraso. Este evento informa há quantos dias a fatura está em atraso. Seu envio é diário até que a fatura seja paga.
INVOICE_BILLING_WAS_PAIDPagamento realizado de fatura em atraso.
CUSTOMER_BAD_CREDIT_APPLY_REQUESTEDSolicitação de negativação do cliente realizada.
CUSTOMER_BAD_CREDIT_REMOVE_REQUESTEDSolicitação de remoção da negativação do cliente realizada.
CUSTOMER_BILLING_CREATEDCliente enviado para um escritório parceiro de cobrança.
CONTRACT_CREDIT_BLOCK_REQUEST_CREATEDSolicitação de bloqueio do cartão realizada.
CONTRACT_CREDIT_UNBLOCK_REQUEST_CREATEDSolicitação de desbloqueio do cartão realizada.
CONTRACT_CREDIT_CANCELLMENT_REQUESTEDSolicitação de cancelamento do contrato de crédito do cliente realizada. Esta ação é irreversível.

Contexto Customer (Pessoa física)

Nome do evento (name)Descrição
CUSTOMER_WAS_RECEIVEDA solicitação de cadastro do cliente foi recebida.
CUSTOMER_IN_ANALYSISO cadastro do cliente está em análise.
CUSTOMER_WAS_APPROVEDO cadastro do cliente foi aprovado.
CUSTOMER_WAS_REPROVEDO cadastro do cliente foi reprovado.
CUSTOMER_WAS_CANCELEDO cadastro do cliente foi cancelado.
CUSTOMER_WAS_REVOKEDO perfil do cadastro do cliente regrediu para simples.
CUSTOMER_WAS_BLOCKEDO cadastro do cliente foi bloqueado (na maioria dos casos, devido à fraude).
CUSTOMER_WAS_UPDATEDO cadastro do cliente pessoa física foi atualizado.

Contexto Business (Pessoa jurídica)

Nome do evento (name)Descrição
BUSINESS_WAS_RECEIVEDA solicitação de cadastro do cliente foi recebida.
BUSINESS_WAS_APPROVEDO cadastro do cliente foi aprovado.
BUSINESS_WAS_REPROVEDO cadastro do cliente foi reprovado.
BUSINESS_WAS_CANCELEDO cadastro do cliente foi cancelado.

Contexto Invoice (Faturas)

Nome do evento (name)Descrição
TRANSACTION_CREATEDTransação criada.
INVOICE_CLOSEDFatura do cartão fechada. 
INVOICE_PAYMENT_OPTION_CREATEDOpção de pagamento de boleto criada.
INVOICE_PAYMENT_PROCESSEDPagamento proporcional da fatura do cartão processado. 

Contexto Pocket

Nome do evento (name)Descrição
POCKET_ACCOUNT_WAS_CREATEDUma conta pocket foi criada.
POCKET_ACCOUNT_WAS_FULLY_CLOSEDUma conta pocket foi totalmente encerrada.
POCKET_ACCOUNT_WAS_TECHNICALLY_CLOSEDFoi realizado o encerramento técnico de uma conta pocket.
POCKET_ACCOUNT_SAVING_WAS_COMPLETEDA conta pocket recebeu um depósito.
POCKET_ACCOUNT_REDEEM_WAS_COMPLETEDUm valor foi resgatado da conta pocket.
POCKET_ACCOUNT_SAVING_ERROR_OCCURREDO depósito na conta pocket não pôde ser completado.
POCKET_ACCOUNT_REDEEM_ERROR_OCCURREDO resgate de valor da conta pocket não pôde ser completado.
POCKET_ACCOUNT_USER_WAS_CHANGEDO usuário da conta pocket foi alterado.

Contexto Partner

Nome do evento (name)Descrição
FEATURE_WAS_ENABLEDUma feature foi habilitada.
FEATURE_WAS_DISABLEDUma feature foi desabilitada.