Pix automático

O Pix automático permite realizar pagamentos recorrentes de forma automatizada, mediante a autorização prévia do cliente de nosso parceiro (usuário pagador) concedida ao estabelecimento ou serviço (recebedor).

Nesse processo, o parceiro Bankly é responsável por coletar, junto ao cliente pagador, a autorização para a recorrência de pagamentos via Pix Automático, além de garantir que o cliente esteja devidamente informado sobre todas as condições e situações relacionadas a essas autorizações.

A autorização pode ser coletada por meio de diferentes jornadas, o que garante flexibilidade na adesão e gestão dos pagamentos.

Jornadas de autorização

A autorização concedida pelo usuário pagador permite a iniciação de pagamentos automáticos com base em instruções enviadas pelo PSP (Provedor de Serviços de Pagamento) do recebedor.

Existem quatro jornadas distintas para a autorização do Pix Automático, descritas a seguir.

Jornada 1: Solicitação de confirmação de recorrência

  1. O usuário pagador escolhe o Pix automático como forma de pagamento recorrente de um produto ou serviço;
  2. Em seguida, o usuário preenche as informações solicitadas;
  3. Então, o PSP do recebedor (estabelecimento ou serviço) envia uma mensagem ao PSP pagador (core Bankly) contendo os parâmetros da recorrência de pagamento e da solicitação de confirmação;
  4. Após receber a mensagem, o PSP pagador (core Bankly) responde ao PSP recebedor confirmando o recebimento da solicitação;
  5. O PSP pagador (core Bankly) irá processar essa solicitação e apresentar os detalhes da autorização de recorrência ao parceiro por meio do evento PIX_RECURRENCE_PENDING_REQUEST_AUTH_CONFIRM;
  6. Então, o parceiro deverá notificar o seu cliente (usuário pagador) e coletar o aceite da autorização por meio do endpoint Autorização de Pix automático;
  7. Em seguida, o parceiro será notificado sobre o sucesso ou insucesso da confirmação da autorização por meio dos eventos PIX_RECURRENCE_AUTH_WAS_CONFIRMED e deverá notificar o seu cliente (usuário pagador).
📘

Nota

Caso o cliente (usuário pagador) recuse a autorização da recorrência de pagamentos, nenhum evento de recusa será enviado.

Exemplo

João possui uma assinatura em um serviço de streaming e, para não correr o risco de esquecer de pagar as mensalidades, decide utilizar o Pix Automático como forma de pagamento.

Ao acessar a área de configurações da conta do streaming , João encontra a opção de ativar o Pix Automático. Ele preenche as informações necessárias, incluindo seus dados bancários.

Com base nessa solicitação, o streaming — que utiliza os serviços da API Pix fornecida pelo seu PSP — cria uma recorrência e gera uma solicitação de confirmação, que é enviada para João.

O PSP do streaming recebe os dados da recorrência e da solicitação de confirmação e os encaminha ao PSP de João, que disponibiliza a jornada de autorização diretamente no aplicativo bancário de João.

Jornada 2: QR Code composto para oferta de recorrência

  1. O usuário pagador recebe um QR Code que contém os dados da recorrência de pagamento;
  2. Ao escanear o QR Code no App do PSP pagador, os detalhes da recorrência são apresentados para confirmação da autorização;
  3. O PSP pagador realiza a decodificação do QR Code, valida os dados e apresenta a oferta ao usuário pagador;
  4. Em seguida, o parceiro será notificado sobre o sucesso ou insucesso da confirmação da autorização por meio do evento PIX_RECURRENCE_AUTH_WAS_CONFIRMED e deverá comunicar o seu cliente (usuário pagador)
Exemplo

Maria possui um plano pós-pago com a uma operadora e, mensalmente, recebe a fatura por e-mail. Ela costuma realizar os pagamentos utilizando o código QR vinculado à fatura.

Com base em uma análise de comportamento, a operadora identificou que Maria frequentemente realiza seus pagamentos com um ou dois dias de atraso. Para facilitar o processo e incentivar a pontualidade, a operadora decide oferecer a opção de pagamento via Pix automático.

Utilizando os serviços da API Pix fornecida pelo seu PSP, a operadora gera um QR Code com os dados da recorrência e o envia por e-mail, juntamente com a imagem e o código Pix copia e cola. Dessa forma, Maria pode escanear o QR Code diretamente no aplicativo do seu banco, autorizando o Pix Automático como forma de pagamento para as próximas faturas.

Jornada 3: QR Code composto com pagamento imediato e recorrência

  1. O QR Code contém informações de uma cobrança imediata e os parâmetros para a oferta de uma recorrência futura;
  2. O usuário pagador realiza o pagamento imediato e autoriza as cobranças futuras simultaneamente;
  3. Em seguida, o parceiro será notificado sobre o sucesso ou insucesso da confirmação da autorização por meio do evento PIX_RECURRENCE_AUTH_WAS_CONFIRMED e deverá notificar o seu cliente (usuário pagador).
Exemplo

Pedro decide assinar um clube de livros. Ao explorar as ofertas disponíveis no site, percebe que a assinatura anual oferece o melhor custo-benefício.

Para garantir a renovação automática da assinatura, o clube disponibiliza o Pix Automático como forma de pagamento. Nesse modelo, é necessário realizar um primeiro pagamento imediato para ativar o pacote e, simultaneamente, autorizar o Pix Automático para as cobranças futuras.

Utilizando os serviços da API Pix fornecida pelo seu PSP, o clube do livro gera um QR Code contendo os dados da cobrança inicial e da recorrência. Esse QR Code, juntamente com a opção de Pix copia e cola, é apresentado na finalização da compra. Assim, Pedro pode escanear o código no aplicativo do seu banco, efetuar o pagamento inicial e autorizar o Pix Automático como forma de pagamento das próximas mensalidades.

Jornada 4: Pagamento/agendamento + oferta de recorrência

  1. O QR Code contém informações de uma cobrança com vencimento e a opção de aderir à recorrência;
  2. Após realizar o pagamento imediato ou realizar o agendamento do pagamento, ele poderá aderir ao Pix Automático para pagamentos futuros;
  3. Ao decodificar o QR Code, o usuário pagador autoriza a cobrança e decide se deseja aderir ao Pix automático para pagamentos futuros;
  4. Em seguida, o parceiro será notificado sobre o sucesso ou insucesso da confirmação da autorização por meio do evento PIX_RECURRENCE_AUTH_WAS_CONFIRMED e deverá notificar o seu cliente (usuário pagador).
Exemplo

José possui um contrato ativo com a empresa de energia de sua cidade e, mensalmente, recebe a fatura em sua residência. Ele costuma realizar o pagamento utilizando o QR Code com vencimento vinculado à fatura.

Com o objetivo de facilitar o processo de pagamento e reduzir atrasos, a empresa decide oferecer a opção de pagamento via Pix Automático para José.

Utilizando os serviços da API Pix disponibilizada pelo seu PSP, a empresa gera um QR Code que contém os dados da cobrança com vencimento e da recorrência. Esse QR Code é incluído na fatura, permitindo que José, por meio do aplicativo do seu banco, possa escaneá-lo para efetuar o pagamento ou agendamento e autorizar o Pix Automático como forma de pagamento das próximas cobranças.

Consulta de autorizações de pagamentos recorrentes

O parceiro deve disponibilizar ao seu cliente (usuário pagador) um serviço que permita consultar todas as autorizações de recorrência de pagamentos via Pix automático.

Para realizar essa consulta, deve-se utilizar o endpoint Consulta de detalhes de autorizações.


Copyright © 2021 Acesso Soluções de Pagamento S.A - Todos os direitos reservados