Encerramento de conta
stable
O encerramento de uma conta pode ser motivado por:
- Solicitação do cliente (HOLDER_REQUEST): o cliente solicita ao parceiro Bankly o encerramento de sua conta;
- Desacordo comercial (COMMERCIAL_DISAGREEMENT): o parceiro Bankly opta pelo encerramento da conta do cliente. Nesse caso, o parceiro deve notificar ao seu cliente a respeito do encerramento.
Importante
Caso todas as contas de um documento sejam fechadas, o vínculo comercial com o cliente será encerrado automaticamente. Se esse for o intuito, considere utilizar a API de Offboarding, que, além de encerrar o vínculo com o titular, realiza o encerramento da(s) conta(s).
Etapas internas do encerramento
O processo de encerramento de conta passa por duas etapas internas: o encerramento técnico e o legal.
Encerramento técnico
Consiste no encerramento da conta dentro da base de dados do Bankly.
Após o encerramento técnico, o parceiro não conseguirá realizar transações de cash-in e cash-out.
Se houver saldo referente a estorno ou depósito em andamento durante o encerramento, o cliente pode solicitar a devolução desse valor através do Service Desk.
Encerramento legal
O encerramento legal consiste no processo de comunicação ao CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro) do Bacen sobre o encerramento da conta. Esse comunicado pode ocorrer em até 30 dias após o encerramento técnico.
Evidência de pedido de encerramento
Ao realizar o encerramento da conta por solicitação do seu cliente (HOLDER_REQUEST), obrigatoriamente você deverá armazenar a evidência de que o vínculo foi encerrado a pedido do cliente. Essa evidência poderá ser solicitada a qualquer momento por razões de auditoria.
Para mais informações, consulte a Resolução Nº 96, de 19 de maio de 2021.
Importante
A conta constará como encerrada no Registrato do CSS somente após o processo de encerramento legal.
Chaves Pix no contexto de encerramento
Todas as chaves Pix Bankly vinculadas a uma conta encerrada serão excluídas imediatamente, assim como os processos de solicitação de portabilidade e reivindicação de chave serão cancelados.
Pré-requisitos
Para que seja possível utilizar este endpoint, é necessário que:
- O cliente possua o status ativo (ACTIVE);
- A conta não possua saldo disponível e nem bloqueado.
Importante
Em caso de desacordo comercial (COMMERCIAL_DISAGREEMENT), será possível realizar o cancelamento de contas que possuam saldo disponível ou bloqueado.
Requisição (Request)
Requisição HTTP
PATCH https://api-mtls.sandbox.bankly.com.br/accounts/{{accountNumber}}/closure
--request PATCH
--url 'https://api-mtls.sandbox.bankly.com.br/accounts/{{accountNumber}}/closure' \
--header 'api-version: 1' \
--header 'Authorization: Bearer {{Token}}' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--data-raw '{
"reason": "HOLDER_REQUEST"
}'
Autorização
Para garantir a segurança nas requisições, todos os endpoints do Bankly utilizam scopes como parte do seu fluxo de autorização.
Esta requisição requer o scope descrito a seguir:
Scope | Descrição |
---|---|
account.close | Concede acesso para encerrar uma conta de pagamentos. |
Cabeçalhos (Headers)
Nome | Descrição |
---|---|
api-version | Obrigatório. Versão da API. Atualmente estamos na versão 1.0. |
Authorization | Obrigatório. Token de autorização do tipo Bearer. |
Parâmetros da rota (Path)
No path desta requisição envie os seguintes campos:
Nome | Tipo | Descrição |
---|---|---|
accountNumber | path | Número da conta a ser encerrada. |
Corpo da requisição (Body)
No body, envie o seguinte campo em formato JSON:
Nome | Tipo | Descrição |
---|---|---|
reason | string | Motivo do encerramento, que pode ser "HOLDER_REQUEST" ou "COMMERCIAL_DISAGREEMENT" |
{
"reason": "HOLDER_REQUEST"
}
Resposta (Response)
O status code 202 indicará que a solicitação de encerramento foi aceita.
Verificação do status
Para conferir o status do encerramento, o parceiro poderá utilizar os seguintes endpoints:
- Consulta dos dados de uma conta ;
- Consulta de contas do cliente pessoa física ou
- Consulta de contas do cliente pessoa jurídica.
O status CLOSED indicará que a conta foi fechada com sucesso.
Importante
Indicamos que você consulte o
Cache-Control
no header da requisição, pois ele indicará o tempo a ser aguardado para fazer uma nova consulta.
Erros
Este endpoint pode retornar erros específicos, conforme a tabela a seguir:
Status code | Código | Mensagem | Descrição |
---|---|---|---|
422 | ACCOUNT_WITH_NON_ZERO_BALANCE | Account has a balance greater than zero. This account must be settled before requesting the account's closure. | O saldo da conta é maior que zero. Para solicitar o encerramento da conta, o saldo precisa estar zerado. |
422 | ACCOUNT_HAS_ALREADY_BEEN_CLOSED | Holder has already been closed. | Essa conta já foi encerrada. |
422 | ACCOUNT_NOT_FOUND | Account not found. | A conta não foi encontrada. |
Recordamos que esta API também poderá retornar erros comuns entre todos os endpoints. Portanto, recomendamos a consulta da documentação de erros, onde é possível encontrar as mensagens comuns em inglês que acompanham os erros 400 (se houver).
Eventos
Caso o parceiro deseje receber mensagens referentes aos eventos relacionados a esse endpoint, é preciso configurar o webhook. Os eventos são:
Nome do evento | Descrição |
---|---|
ACCOUNT_WAS_CLOSED | A conta foi encerrada tecnicamente. |
ACCOUNT_WAS_LEGALLY_CLOSED | A conta foi encerrada legalmente. |
Updated 23 days ago