Orientações para envio de fotos

Para garantir o sucesso no envio de fotos no processo de Onboarding, é importante orientar adequadamente o seu cliente sobre como tirar as fotos e instruir-lhe sobre as características que as imagens devem possuir.

Captura de imagens

Selfie

É imprescindível que o seu cliente:

  • Tire fotos em ambiente com boa iluminação, de preferência natural, de forma que não haja reflexos ou sombras. Entretanto, o cliente deve evitar luzes muito direcionadas, que podem ofuscar partes da imagem;
  • Posicione a câmera na altura dos olhos para capturar a imagem. Os olhos devem estar abertos naturalmente, de forma a ficar visíveis pupilas e íris;
  • Não tire fotos com chapéus, bonés, máscaras ou qualquer item que esconda parcialmente seu rosto, salvo exceções como religiosidade. Neste caso, o cliente deverá deixar visível desde a parte inferior do queixo ao topo da testa e ambas as bordas do rosto;
  • Não tire fotos com óculos;

📘

Nota

Caso haja impossibilidade da remoção dos óculos, o cliente deve ter o cuidado de não permitir o reflexo do flash ou da luz natural nas lentes, assim como não utilizar lentes coloridas e armações que cubram parte dos olhos.

  • Tire fotos no modo retrato (posição vertical);
  • Posicione o rosto corretamente (sem incliná-lo), olhe diretamente para a câmera e mantenha a cabeça ereta. O rosto deve ficar centralizado e os ombros devem estar alinhados paralelamente ao plano de imagem da câmera;
  • Mantenha uma expressão neutra, não sorria, nem levante as sobrancelhas, aperte os olhos ou franza a testa. O cabelo também não deve ocultar total ou parcialmente os olhos;
  • O fundo da imagem deve ser liso e sem textura. As cores devem ser claras (de preferência, branca), contanto que se mantenha a distinção entre o rosto e o fundo. Não deve haver objetos visíveis ao fundo, como pessoas, móveis, papel de parede estampado e plantas;
  • Não utilize maquiagem, brincos ou lentes de contato coloridas;
  • Não tire selfies com o documento em mãos;
  • Não tire selfies com pessoas ao fundo.

🚧

Importante

É essencial o uso de uma máscara (overlay) na interface do usuário para ajudar no posicionamento do rosto, como demonstrado na ilustração abaixo.



Exemplo de overlay para ser utilizado na interface do usuário

Exemplo de overlay para ser utilizado na interface do usuário

Documentos

Ao fotografar o documento, é obrigatório que o seu cliente:

  • Disponha o documento de forma que ele ocupe 60% a 90% da imagem/foto e não exiba o ambiente ao redor. Para isso, ele deve posicionar o documento em modo paisagem em relação à câmera, garantir que a câmera esteja o mais próximo possível do documento e evitar inclinações;
  • Tire fotos em ambiente com boa iluminação, de preferência natural, de forma que não haja reflexos ou sombras. Entretanto, o cliente deve evitar luzes muito direcionadas, que podem ofuscar partes da imagem;
  • Evite que o plano de fundo das fotos seja estampado;
  • Retire os documentos do plástico ou da capinha protetora;
  • Evite utilizar documentos que contenham marcas de tinta ou vincos;
  • Envie a foto do verso do RG ou CNH, e não seu QR Code;
  • Tire foto com o documento fechado;
  • Não tire foto do documento em mãos.

🚧

Importante

Assim como para a captura de imagens, também é essencial o uso de uma máscara (overlay) na interface do usuário para ajudar no enquadramento do documento, como demonstrado na ilustração abaixo.

Exemplo de overlay para ser utilizado na interface do usuário

Exemplo de overlay para ser utilizado na interface do usuário

📘

Nota

O documento fotografado não deve apresentar mais de dez anos, contando a partir da data de emissão.

Características das imagens

Para que uma imagem seja aceita, ela deve:

  • Respeitar a resolução VGA (Video Graphics Array);
  • Ser menor que 1400 x 1000px e vice-versa;
  • Ser maior que 800 x 600px e vice-versa;
  • Possuir menos que 1MB;
  • Ser colorida;
  • Ser desprovida de qualquer tipo de tratamento (não cortar, ajustar contraste etc.).