Análise de crédito

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A análise de crédito do Bankly opera por meio da gestão de contratos. Essa gestão é responsável por:

  • Analisar a elegibilidade de clientes para conceder crédito;
  • Originar contratos de crédito;
  • Gerir os contratos concedidos;
  • Cancelar contratos quando solicitado pelo parceiro;
  • Revisar os limites dos contratos.

Análise da elegibilidade do cliente

Para iniciar o processo de análise de elegibilidade para concessão de crédito, o cliente deverá enviar seus dados por meio do endpoint de Criação de análise de crédito.

A elegibilidade do cliente será analisada com base nas regras de concessão definidas pelo originador do funding.

A análise ocorre de forma assíncrona e seu resultado (aprovação ou reprovação) bem como valor de crédito concedido (em acaso de aprovação) serão comunicados ao parceiro por meio de evento de webhook.

O status do contrato também poderá ser consultado por meio do endpoint Consulta de contrato de crédito.

Emissão de contrato de crédito

Em caso de aprovação de concessão de crédito, o parceiro deverá coletar o aceite do cliente para a emissão do contrato, por meio do endpoint Aceite da proposta do contrato de crédito.

Uma vez emitido, o contrato poderá ser consultado através do endpoint de consulta.

Cancelamento de contrato

Em caso de inadimplência, o Bankly realizará o cancelamento do contrato, conforme definido na régua de cobrança. Esse cancelamento será comunicado via evento de webhook.

Processo de CRELIQ

Se o período de inadimplência atingir 71 dias, o contrato de crédito do cliente será bloqueado (envio do evento CONTRACT_CREDIT_BLOCK_REQUEST_CREATED com a reason “PRE_CRELIQ”). A partir dessa data, o cliente terá cinco dias úteis para efetuar o pagamento e desbloquear o contrato de crédito. Se o atraso exceder esses cinco dias úteis, o contrato de crédito será cancelado, disparando o evento CREDIT_CONTRACT_CRELIQ_CANCELMENT_REQUESTED, que inicia o processo de cancelamento por CRELIQ.

Revisão de limite de contrato

É possível revisar o limite de um contrato de crédito de seu cliente (campanhas de manutenção de limite) por meio do endpoint de reanálise de contrato.

Caso o limite de um cliente seja reduzido após a reanálise, ele será alterado automaticamente em 30 dias (seguindo as normativas do Banco Central).

Se houver aumento do limite de crédito, um novo aceite deverá ser coletado (também de acordo com as normativas do Banco Central).

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Importante

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