Pessoa física
stable
O Onboarding de pessoa física consiste na análise de documentos pessoais e no posterior cadastro do cliente do nosso parceiro.
Etapas
Análise de documentos
A primeira etapa do processo de Onboarding de pessoa física consiste no envio e análise de documentos pessoais do cliente de nosso parceiro.
O cliente deverá enviar três imagens:
- Uma selfie;
- Uma foto da frente do documento;
- Uma foto do verso do documento.
Importante
A selfie deve ser enviada antes das outras imagens e é preciso aguardar que ela seja aprovada antes de iniciar a captura das imagens dos documentos.
A análise de imagens é realizada por meio ID One e resulta em um conjunto de informações que complementam os dados fornecidos pelo cliente durante o Onboarding.
Envio de imagens
As fotos devem ser enviadas por meio do endpoint Envio de documentos pessoais para análise com ID One e a análise de cada imagem deve ser acompanhada pelo endpoint Consulta do status da análise.
Após essa análise, recuperaremos os resultados detalhados de cada imagem e os anexaremos à requisição para examinarmos o perfil do cliente.
Atenção
Cada imagem enviada retornará um token, necessário para os próximos passos na jornada de Onboarding. Guarde-o, pois ele não poderá ser recuperado posteriormente.
Resultado da análise
Para dar continuidade ao processo de Onboarding, é preciso que a análise das imagens tenha sido concluída (status ANALYSIS_COMPLETED) e que todas as imagens tenham sido aprovadas. Ou seja, só é possível enviar a próxima imagem se a que foi enviada anteriormente tiver sido aprovada.
A alteração de status de análise das imagens é comunicada ao parceiro via eventos de webhook específicos.
Nota
Para receber esses eventos, é preciso realizar a configuração dos webhooks.
Se o parceiro desejar, também poderá verificar o resultado da análise por meio do endpoint Consulta do status da análise.
Importante
Para aumentar as chances de aprovação no Onboarding, é preciso seguir todas as recomendações contidas na página Orientações para envio de fotos.
Diagrama de atividades
Registro do cliente
Após a análise e aprovação dos documentos enviados, o cliente deverá realizar o seu registro. Para isso, será preciso enviar os seguintes dados cadastrais para análise:
- Nome de registro (conforme consta no documento);
- Número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Endereço;
- Data de nascimento;
- Número de telefone (celular);
- Nome da mãe;
- Um endereço de e-mail;
- Ocupação;
- Renda declarada;
- Indicar se é pessoa politicamente exposta (PEP) e em qual nível.
Nessa etapa, analisamos o perfil do cliente com base nos dados fornecidos por ele e em informações que obtemos de alguns bureaus.
A alteração de status de análise do registro do cliente é comunicada ao parceiro via eventos de webhook específicos.
Se o parceiro desejar, poderá acompanhar a análise do registro por meio do endpoint Consulta do registro do cliente.
Criação de uma conta de pagamento
Ao fim do registro, se o cadastro apresentar o status APPROVED, o cliente poderá abrir uma conta de pagamentos para realizar operações como transações via Pix, TED, emitir boletos, realizar depósitos via boletos, pagamento de contas (boletos e concessionárias), emitir cartão de crédito, dentre outras operações financeiras, com um limite transacional baseado no perfil do cliente.
Diagrama de sequência
Conheça o comportamento do sistema e os endpoints envolvidos no fluxo de Onboarding.
Para uma melhor experiência na visualização do diagrama:
- Clique em "see the board";
- Em seguida, clique no título "Diagrama de sequência - Onboarding", para que a imagem abra em outra janela;
- Utilize os símbolos de + e - para ampliar e reduzir o tamanho da imagem;
- Dê um clique em uma parte da imagem e arraste-a, para navegar pelo diagrama.
Referências
Updated 7 months ago