Pessoa física

stable

O Onboarding de pessoa física consiste na análise de documentos pessoais e no posterior cadastro do cliente do nosso parceiro.

Etapas

Análise de documentos

A primeira etapa do processo de Onboarding de pessoa física consiste no envio e análise de documentos pessoais do cliente de nosso parceiro.

O cliente deverá enviar três imagens:

  • Uma selfie;
  • Uma foto da frente do documento;
  • Uma foto do verso do documento.

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Importante

A selfie deve ser enviada antes das outras imagens e é preciso aguardar que ela seja aprovada antes de iniciar a captura das imagens dos documentos.

A análise de imagens é realizada por meio ID One e resulta em um conjunto de informações que complementam os dados fornecidos pelo cliente durante o Onboarding.

Envio de imagens

As fotos devem ser enviadas por meio do endpoint Envio de documentos pessoais para análise com ID One e a análise de cada imagem deve ser acompanhada pelo endpoint Consulta do status da análise.

Após essa análise, recuperaremos os resultados detalhados de cada imagem e os anexaremos à requisição para examinarmos o perfil do cliente.

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Atenção

Cada imagem enviada retornará um token, necessário para os próximos passos na jornada de Onboarding. Guarde-o, pois ele não poderá ser recuperado posteriormente.

Resultado da análise

Para dar continuidade ao processo de Onboarding, é preciso que a análise das imagens tenha sido concluída (status ANALYSIS_COMPLETED) e que todas as imagens tenham sido aprovadas. Ou seja, só é possível enviar a próxima imagem se a que foi enviada anteriormente tiver sido aprovada.

A alteração de status de análise das imagens é comunicada ao parceiro via eventos de webhook específicos.

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Nota

Para receber esses eventos, é preciso realizar a configuração dos webhooks.

Se o parceiro desejar, também poderá verificar o resultado da análise por meio do endpoint Consulta do status da análise.

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Importante

Para aumentar as chances de aprovação no Onboarding, é preciso seguir todas as recomendações contidas na página Orientações para envio de fotos.

Diagrama de atividades

Registro do cliente

Após a análise e aprovação dos documentos enviados, o cliente deverá realizar o seu registro. Para isso, será preciso enviar os seguintes dados cadastrais para análise:

  • Nome de registro (conforme consta no documento);
  • Número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Endereço;
  • Data de nascimento;
  • Número de telefone (celular);
  • Nome da mãe;
  • Um endereço de e-mail;
  • Ocupação;
  • Renda declarada;
  • Indicar se é pessoa politicamente exposta (PEP) e em qual nível.

Nessa etapa, analisamos o perfil do cliente com base nos dados fornecidos por ele e em informações que obtemos de alguns bureaus.

A alteração de status de análise do registro do cliente é comunicada ao parceiro via eventos de webhook específicos.

Se o parceiro desejar, poderá acompanhar a análise do registro por meio do endpoint Consulta do registro do cliente.

Criação de uma conta de pagamento

Ao fim do registro, se o cadastro apresentar o status APPROVED, o cliente poderá abrir uma conta de pagamentos para realizar operações como transações via Pix, TED, emitir boletos, realizar depósitos via boletos, pagamento de contas (boletos e concessionárias), emitir cartão de crédito, dentre outras operações financeiras, com um limite transacional baseado no perfil do cliente.

Diagrama de sequência

Conheça o comportamento do sistema e os endpoints envolvidos no fluxo de Onboarding.

Para uma melhor experiência na visualização do diagrama:

  1. Clique em "see the board";
  2. Em seguida, clique no título "Diagrama de sequência - Onboarding", para que a imagem abra em outra janela;
  3. Utilize os símbolos de + e - para ampliar e reduzir o tamanho da imagem;
  4. Dê um clique em uma parte da imagem e arraste-a, para navegar pelo diagrama.

Referências


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