Carteiras digitais

Carteiras digitais, como a Google Pay, são ambientes virtuais nos quais é possível adicionar cartões físicos (pré, pós e débito) e virtuais para serem facilmente utilizados por meio de smartphones ou qualquer dispositivo inteligente, como por exemplo, um smartwatch.

Para que nenhum dado sensível possa ser visualizado, os dados do cartão são criptografados e tokenizados antes de sua adição na carteira digital.

Dessa forma, além da praticidade de carregar diversos cartões em um único dispositivo/aplicativo, os cartões contidos na carteira digital são representados por tokens, que asseguram uma maior segurança ao usuário.

🚧

Importante

O cartão contido em uma carteira digital funciona como um cartão físico. Ou seja, somente é possível utilizá-lo, na modalidade débito ou crédito, para a realização de compras.

Tokenização

Tokenização é o processo de substituição do número do cartão (PAN) por um token exclusivo. Esse token contém informações referentes ao cartão, eliminando a necessidade do tráfego desses dados.

Além disso, o uso do token é restringido a um dispositivo, estabelecimento, tipo de transação e canal, o que garante uma maior segurança em transações digitais.