Processo de handoff
No acesso web to app, ou seja, contexto em que o cliente de nosso parceiro acessa uma instituição receptora de dados via browser e a instituição transmissora dos dados (parceiro Bankly) está disponível apenas em aplicativo, é preciso que ocorra o redirecionamento do cliente via processo de handoff.
Nesse caso, o cliente será redirecionado a uma página na qual encontrará um QR Code que, por sua vez, redirecionará o cliente para o App do parceiro. Caso o aplicativo não esteja instalado no celular do cliente, ocorrerá o redirecionamento para a loja de Apps, como na imagem de exemplo a seguir:
Importante
O próprio fluxo de Open Finance disponibilizará o QR Code.
O QR Code já contém o deep link (app link) fornecido pelo parceiro e, ao baixar e abrir o aplicativo, o usuário seguirá o fluxo para o aceite do consentimento de dados.
Pré-requisitos
Para que a jornada ocorra com sucesso, o parceiro deve:
- Possuir um deep link (app link) para redirecionar o seu cliente a uma tela de login de seu aplicativo. Essa tela dever ser simples, apresentando apenas botão de login e campo de senha e/ou botão para redirecionar o usuário à loja de Apps;
- Garantir que o deep link (app link) fornecido aceite receber requisições com os parâmetros
requestUri
eclientId
enviados porquery string
e realize o redirecionamento para a web (https://app-sdb.open.bankly.com.br/hand-off); - Enviar ao Bankly, via Forms, esse deep link (app link) juntamente com os dados de sua marca, logo (em formato SVG) e paleta de cores;
- Disponibilizar dentro do seu aplicativo uma tela de login específica para o fluxo de consentimento (sem derivação para criação de conta).
Atenção
O deep link (app link) bem como todas as informações citadas acima devem ser enviadas ao Bankly até dia 21/10/24.
Nota
Não é necessário que o parceiro armazene os dados de
requestUri
eclientId
.
Ao cumprir os pré-requisitos mencionados, o seu cliente irá visualizar a tela do aplicativo do parceiro, na qual poderá fazer o login.
Jornada de handoff
- O cliente de nosso parceiro inicia a jornada na instituição com a qual deseja compartilhar os dados (banco A) via browser. Essa instituição deve estar apta a atuar como instituição receptora de dados no ecossistema Open Finance;
- O cliente escolhe realizar o compartilhamento de dados via Open Finance e seleciona o banco do parceiro Bankly para fazer esse compartilhamento (banco B);
- Então, a instituição receptora de dados (banco A) envia uma requisição ao Bankly (instituição transmissora de dados), contendo os termos de consentimento com os quais o cliente do parceiro deverá concordar;
- O Bankly redireciona o cliente para uma página que contém um QR Code para acessar a tela de login do aplicativo do parceiro. Caso o aplicativo não esteja instalado no celular do cliente, ocorrerá o redirecionamento para a loja de Apps. Esse redirecionamento é feito por meio do deep link (app link) fornecido previamente pelo parceiro;
- Após o login, a URL disponibilizada pelo Bankly (https://app-sdb.open.bankly.com.br/) realiza por WebView a abertura de uma tela que possui todos os detalhes dos termos de consentimento (como o nome da instituição receptora de dados, quais são os dados compartilhados, o período de compartilhamento, a conta que originará o compartilhamento de dados etc.);
- Nessa tela, o cliente deve consentir ou negar o compartilhamento dos seus dados;
- Consentido o compartilhamento ou não, o cliente retorna para o browser e o Bankly atualiza a tela, redirecionando o cliente para a instituição receptora;
- Em seu ambiente, a receptora de dados (banco A) efetiva a recepção.
Importante
Quando o evento "EventCloseWebview" for acionado, a aplicação do parceiro deverá reconhecê-lo e fechar o WebView.
Nota
Recordamos que, após fornecer o consentimento referente ao compartilhamento de seus dados, o cliente de nosso parceiro poderá revogá-lo a qualquer momento.
Updated about 1 month ago