Criação de pedido de reivindicação

stable

O endpoint de reivindicação de chaves Pix possibilita solicitar a portabilidade ou a posse de uma chave Pix, de acordo com a necessidade de seu cliente.

📘

Nota

Após a criação de um pedido de reivindicação de posse de chave Pix, é necessário completar o pedido.

Pré-requisito

Para que seja possível utilizar este endpoint, é necessário que:

  • O cliente possua uma conta ativa.

Requisição (Request)

Requisição HTTP

POST https://api-mtls.sandbox.bankly.com.br/pix/claims
--request POST \
--url 'https://api-mtls.sandbox.bankly.com.br/pix/claims' \ 
--header 'api-version: 1.0' \ 
--header 'x-bkly-pix-user-id: {{document_number}}' \ 
--header 'Content-Type: application/json' \ 
--header 'Accept: application/json' \ 
--header 'Authorization: Bearer {{token}}' \ 
--data-raw '{ 
			  "type": "PORTABILITY", 
			  "addressingKey": { 
			    "type": "CPF", 
			    "value": "47742663023" 
			  }, 
			  "claimer": { 
			    "branch": "0001", 
			    "number": "15164", 
			    "bank": { 
			      "name": "Acesso Soluções de Pagamento S.A", 
			      "ispb": "13140088" 
			    } 
			  } 
			}'
			

Autorização

Para garantir a segurança nas requisições, todos os endpoints do Bankly utilizam scopes como parte do seu fluxo de autorização.
Esta requisição requer o scope descrito a seguir:

ScopeDescrição
pix.claims.createConcede acesso para criar um pedido de portabilidade de chaves ou reivindicar a posse para outra instituição.

Cabeçalhos (Headers)

NomeDescriçãoEspecificação
api-versionObrigatório. Versão da API. Atualmente estamos na versão 1.0.
AuthorizationObrigatório. Token de autorização do tipo Bearer.
x-bkly-pix-user-idObrigatório. Número do documento do usuário que está fazendo a requisição.Insira somente números, sem formatação.

Parâmetros da rota (Path)

Não é necessário enviar parâmetros no path desta requisição.

Corpo da requisição (Body)

No body, envie os seguintes campos em formato JSON:

NomeTipoDescriçãoEspecificação
typestringObrigatório. Tipo de reivindicação, que pode ser "PORTABILITY" (portabilidade) ou "OWNERSHIP" (posse).
addressingKeyobjectObrigatório. Objeto que deverá conter informações sobre a chave de endereçamento.
addressingKey.typestringObrigatório. Tipo de chave, que pode ser "CPF", "CNPJ", "PHONE" ou "EMAIL".
addressingKey.valuestringObrigatório. Valor da chave.
claimerobjectObrigatório. Objeto que deverá conter informações sobre a conta do reivindicador.
claimer.branchstringObrigatório. Número da agência.
claimer.numberstringObrigatório. Número da conta.
claimer.bankobjectObrigatório. Objeto que deverá conter informações sobre o banco do reivindicador.
claimer.bank.namestringObrigatório. Nome do banco.
claimer.bank.ispbstringObrigatório. ISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro) do banco reivindicador.O campo deve conter oito caracteres. Portanto, se o ISPB do banco contiver apenas seis dígitos, por exemplo, complete-o com zeros à esquerda. Exemplo: "00123456".
{ 
  "type": "PORTABILITY", 
  "addressingKey": { 
    "type": "CPF", 
    "value": "47742663023" 
  }, 
  "claimer": { 
    "branch": "0001", 
    "number": "15164", 
    "bank": { 
      "name": "Acesso Soluções de Pagamento S.A", 
      "ispb": "13140088" 
    } 
  } 
}
{ 
  "type": "OWNERSHIP", 
  "addressingKey": { 
    "type": "PHONE", 
    "value": "{{phone_number}}" 
  }, 
  "claimer": { 
    "branch": "0001", 
    "number": "123456", 
    "bank": { 
      "name": "Acesso Soluções de Pagamento S.A", 
      "ispb": "13140088" 
    } 
  } 
}

Resposta (Response)

O status code 201 indicará sucesso na criação do pedido de reinvindicação.
Sendo bem-sucedido, o retorno irá trazer os seguintes campos em formato JSON:

NomeTipoDescriçãoNúmero máximo de caracteres
claimIdstringIdentificação única de pedido de portabilidade ou posse. Esse valor deverá ser utilizado todas as vezes que você realizar uma operação referente a essa reivindicação, como consulta, cancelamento etc.
typestringTipo de reivindicação, que pode ser "PORTABILITY" (portabilidade) ou "OWNERSHIP" (posse).
addressingKeyobjectObjeto que contém informações sobre a chave de endereçamento.
addressingKey.typestringTipo de chave, que pode ser "CPF", "CNPJ", "PHONE" ou "EMAIL".
addressingKey.valuestringValor da chave.
claimerobjectObjeto que contém informações sobre a conta do reivindicador.
claimer.branchstringNúmero da agência.
claimer.numberstringNúmero da conta.
claimer.bankobjectObjeto que contém informações sobre o banco do reivindicador.
claimer.bank.namestringNome do banco.
claimer.bank.ispbstringISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro) do banco reivindicador.
statusstringSituação do pedido de reivindicação.
createdAtstringData de criação do pedido de reivindicação, no formato ISO 8601 - UTC.
resolutionLimitDatestringData limite para o doador de portabilidade realizar ações, como concluir ou cancelar o processo de portabilidade, no formato ISO 8601 - UTC.
conclusionLimitDatestringData limite para o doador de posse e o reivindicador (tanto de posse como de portabilidade) confirmarem ou cancelarem o pedido, no formato ISO 8601 - UTC.

🚧

Importante

No caso de reivindicação de portabilidade, se a instituição doadora não responder o pedido em sete dias (cujo limite é indicado no campo resolutionLimitDate), ele é automaticamente cancelado e a chave permanece na mesma conta onde está cadastrada. Já no fluxo de reivindicação de posse, se não houver uma resposta dentro de 14 dias (cujo limite é indicado no campo conclusionLimitDate), a chave passará para quem a reivindicou.

{ 
    "claimId": "265a48f8-8cb3-4cf4-9170-c65fd83fccc3", 
    "type": "PORTABILITY", 
    "addressingKey": { 
        "type": "CPF", 
        "value": "47742663023" 
    }, 
    "claimer": { 
        "branch": "0001", 
        "number": "15164", 
        "bank": { 
            "name": "Acesso Soluções de Pagamento S.A", 
            "ispb": "13140088" 
        } 
    }, 
    "status": "OPEN", 
    "createdAt": "2022-06-21T15:05:42.4626073Z", 
    "resolutionLimitDate": "2022-06-28T15:05:42.4626073Z", 
    "conclusionLimitDate": "2022-07-05T15:05:42.4626073Z" 
}
{
    "claimId": "265a48f8-8cb3-4cf4-9170-c65fd83fccc3",
    "type": "OWNERSHIP",
    "addressingKey": {
        "type": "PHONE",
        "value": "+5523415162342"
    },
    "claimer": {
        "branch": "0001",
        "number": "15164",
        "bank": {
            "name": "Acesso Soluções de Pagamento S.A",
            "ispb": "13140088"
        }
    },
    "status": "OPEN",
    "createdAt": "2023-05-22T19:47:00.8196218Z",
    "resolutionLimitDate": "2023-05-29T19:47:01.002Z",
    "conclusionLimitDate": "2023-06-05T19:47:01.002Z"
}

Possíveis status

StatusDescrição
OPENSolicitação aberta pelo reivindicador, mas ainda não recebida pelo doador.
WAITING_RESOLUTIONA reivindicação já foi recebida pelo doador e está aguardando a resolução.
CONFIRMEDO doador confirmou o pedido de reivindicação e vai ceder a chave para a outra instituição. Isso implica a remoção da chave do DICT e da base interna do PSP doador. Está aguardando o reivindicador encerrar o processo.
WATING_VALIDATIONApós a confirmação, indica-se que o ConclusionLimitDate foi atingido. A partir deste momento, a reivindicação passa a ter o status de WAITING_VALIDATION, permitindo ao reivindicador realizar a validação de posse (TOTP) e concluir a reivindicação. Isso é aplicável apenas para reivindicações de posse (OWNERSHIP).
CANCELEDO doador ou reivindicador cancelou a reivindicação, mantendo o vínculo inalterado (conforme estava antes da reivindicação), tanto no DICT quanto na base interna do PSP.
COMPLETEDO pedido de portabilidade ou posse foi completado com sucesso e que chave foi transferida para o Bankly.

👍

Dica

Para simular uma requisição nesse endpoint, acesse o API Reference.

Erros

Este endpoint pode retornar erros específicos, conforme a tabela a seguir:

Status codeCódigoMensagemDescrição
400USER_ID_REQUIREDEnsure that the x-bkly-pix-user-id header was provided.Certifique-se de que o header x-bkly-pix-user-id foi informado.
404CLAIM_NOT_FOUNDClaim not found.Pedido de reinvindicação não encontrado.
422INVALID_USER_ID_DOCUMENT_NUMBEREnsure that the x-bkly-pix-user-id header is the same as the given documentNumber.Certifique-se de que o valor do header x-bkly-pix-user-id informado é o mesmo que o informado no campo documentNumber.
422CANNOT_REGISTER_CLAIM_TO_EVP_TYPECannot register portability claim and ownership claim to EVP type.Não é possível reivindicar a portabilidade e a posse de uma chave do tipo EVP.
422CANNOT_REGISTER_OWNERSHIP_CLAIM_TO_CPF_TYPECannot register ownership claim to CPF type.Não é possível reivindicar a posse de uma chave do tipo CPF.
422CANNOT_REGISTER_OWNERSHIP_CLAIM_TO_CNPJ_TYPECannot register ownership claim to CNPJ type.Não é possível reivindicar a posse de uma chave do tipo CNPJ.
422CLAIM_CAN_ONLY_BE_REGISTERED_BY_CLAIMER_ACCOUNT_HOLDERPortability claim and ownership claim only can be registered by claimer account holder.A reivindicação de portabilidade e de posse somente pode ser feita pelo titular da conta.
422INVALID_CLAIM_TYPE_USED_ON_REQUESTRequested claim type is inconsistent. This error occurs in situations where an attempt is made to create: A) ownership claim, but the existing bond is owned by the same person who claim or B) Portability claim, but the existing bond is owned by a different person from the one who claim.O tipo de reivindicação informado é incorreto. Esse erro pode ocorrer quando a pessoa que reivindica a posse já é proprietária da chave (o correto seria solicitar a portabilidade). Ou então, quando a pessoa reivindica a portabilidade de uma chave que está em posse de outra pessoa (o correto seria solicitar a posse).
422CLAIM_RESULTING_ENTRY_ALREADY_EXISTSBond that would result when processing the claim already exists, with the same key, participant and owner.O vínculo com a chave reivindicada já existe.
422CLAIM_ALREADY_EXISTS_FOR_ENTRYClaim already exists for the addressing key.A reivindicação já existe para essa chave de endereçamento.
422INVALID_CLAIMExist invalid fields when trying to create the claim.Há campos com preenchimento incorreto.

Recordamos que esta API também poderá retornar erros comuns entre todos os endpoints. Portanto, recomendamos a consulta da documentação de erros, onde é possível encontrar as mensagens comuns em inglês que acompanham os erros 400 (se houver).

Eventos

Caso o parceiro deseje receber mensagens referentes aos eventos relacionados a esse endpoint, é preciso configurar o webhook. Os eventos são:

Nome do eventoDescrição
PIX_CLAIM_WAS_REGISTEREDUm cliente do parceiro Bankly registrou um pedido de reivindicação de posse/portabilidade para outra instituição.

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