Canais de transmissão

O Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do Banco Central possui um limite de tempo para a liquidação de transações realizadas via Pix.

Esse limite varia de acordo com o canal de transmissão de mensagens pelo qual a ordem de pagamento é enviada. Os canais de transmissão são estruturas por onde as ordens de pagamento trafegam.

📘

Nota

A contabilização do limite de tempo tem início no momento em que o participante do Pix recebe uma ordem de pagamento do usuário pagador e termina quando a liquidação do Pix é efetivada.

Atendendo às normativas do Banco Central que estabelecem que PSP pagador deve decidir quando enviar a operação ao SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos), é o Bankly quem determina o canal mais adequado para a transmissão da ordem de pagamento, com base nas características de cada canal, detalhadas a seguir.

Canal Primário de Transmissão de Mensagens (CPM)

O Canal Primário de Transmissão de Mensagens possui o limite de 40 segundos para liquidar as transações via Pix.

Esse canal é utilizado para processar pagamentos via Pix que requerem liquidação imediata, como pagamentos não programados, devoluções, entre outros.

Canal Secundário de Transmissão de Mensagens (CSM)

O Canal Secundário de Transmissão de Mensagens possui o limite de 45 minutos para liquidar as transações via Pix.

Esse canal é utilizado para processar pagamentos via Pix para os quais não se espera uma liquidação imediata, como no caso de pagamentos agendados.

O canal secundário permite postergar o processamento de pagamentos sempre que houver um grande volume de ordens sendo processadas no canal primário. Isso evita o impacto na experiência de usuários que necessitam realizar pagamentos com liquidação imediata.