Pagamento de boleto
Pagamento
Após a conclusão do processo de emissão do boleto, já será possível realizar seu pagamento.
Quando o destinatário efetua o pagamento, a instituição financeira que recolheu a quantia notifica a CIP. Esse processo é chamado de baixa operacional.
Nota
Mesmo após a baixa operacional por parte da instituição financeira, o status do boleto seguirá como Registered até que passe pelo processo de conciliação, realizado pelo Bankly.
Lembramos que não é possível pagar um valor diferente do que está no registro do boleto e nem realizar o pagamento após a sua data de vencimento (exceto em caso de aplicação de juros e/ou multas, que oferece uma nova data limite). Após data de vencimento do documento, deve-se emitir um novo boleto.
Se o boleto vencer em um dia não útil, o pagamento será aceito automaticamente no próximo dia útil.
Conciliação
Assim que o Bankly é notificado sobre o pagamento pela CIP, inicia-se o processo de conciliação desse pagamento, ou seja, fazemos uma comparação entre o pagamento processado e o pagamento recebido.
Ao concluir esse processo, o status do boleto passa a ser Conciliated.
Nota
A conciliação ocorre em dias úteis, no período da manhã. Para pagamentos realizados aos fins de semana ou feriados, a conciliação ocorrerá apenas no próximo dia útil.
Quando ocorre algum erro no processo de conciliação, como, por exemplo, problemas com a conta do emissor, será necessária uma análise manual e o status do boleto passará para MarkedConciliation.
Caso o boleto tenha sido pago para uma conta que está cancelada no Bankly, devolvemos o valor para a instituição financeira em que foi feito o pagamento, e ela será responsável por devolvê-lo ao pagador.
Liquidação
Assim que o boleto é conciliado, o valor ficará disponível na conta do beneficiário. A esse processo chamamos de liquidação.
Importante
O depósito na conta dos beneficiários ocorre logo após o processo de conciliação apenas em dias úteis, pela manhã, até as 11h.
Após o processo de liquidação, o status do boleto passa a ser Settled.
Nota
Caso um boleto seja pago mais de uma vez, todo o valor será depositado na conta do emissor.
Baixa efetiva
Por último, ocorrerá a baixa efetiva do boleto, processo que comunica à CIP a respeito de sua liquidação e impossibilita que o boleto seja pago novamente.
A baixa efetiva também pode ocorrer devido ao decurso do prazo ou cancelamento do boleto.
Nota
Todo o processo de pagamento do boleto pode levar até 3 dias úteis.
Simulação de pagamento
Em ambiente de homologação, não é possível realizar pagamentos. Por isso, para que você tenha toda a experiência de pagamento de boleto, disponibilizamos um endpoint para simulação de pagamento em sandbox.
Updated about 1 month ago