Pagamento de boleto

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Nota

A documentação da nova versão da API de boletos está disponível na aba v2 deste manual. Para acessá-la, basta selecionar a versão desejada (v2) no menu suspenso localizado no canto superior esquerdo da página.

Pagamento

Após a conclusão do processo de emissão do boleto, já será possível realizar seu pagamento.

Quando o destinatário efetua o pagamento, a instituição financeira que recolheu a quantia notifica a CIP. Esse processo é chamado de baixa operacional.

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Nota

Mesmo após a baixa operacional por parte da instituição financeira, o status do boleto seguirá como Registered até que passe pelo processo de conciliação, realizado pelo Bankly.

Lembramos que não é possível pagar um valor diferente do que está no registro do boleto e nem realizar o pagamento após a sua data de vencimento (exceto em caso de aplicação de juros e/ou multas, que oferece uma nova data limite). Após data de vencimento do documento, deve-se emitir um novo boleto.

Se o boleto vencer em um dia não útil, o pagamento será aceito automaticamente no próximo dia útil.

Conciliação

Assim que o Bankly é notificado sobre o pagamento pela CIP, inicia-se o processo de conciliação desse pagamento, ou seja, fazemos uma comparação entre o pagamento processado e o pagamento recebido.

Ao concluir esse processo, o status do boleto passa a ser Conciliated.

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Nota

A conciliação ocorre em dias úteis, no período da manhã. Para pagamentos realizados aos fins de semana ou feriados, a conciliação ocorrerá apenas no próximo dia útil.

Quando ocorre algum erro no processo de conciliação, como, por exemplo, problemas com a conta do emissor, será necessária uma análise manual e o status do boleto passará para MarkedConciliation.

Caso o boleto tenha sido pago para uma conta que está cancelada no Bankly, devolvemos o valor para a instituição financeira em que foi feito o pagamento, e ela será responsável por devolvê-lo ao pagador.

Liquidação

Assim que o boleto é conciliado, o valor ficará disponível na conta do beneficiário. A esse processo chamamos de liquidação.

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Importante

O depósito na conta dos beneficiários ocorre logo após o processo de conciliação apenas em dias úteis, pela manhã, até as 11h.

Após o processo de liquidação, o status do boleto passa a ser Settled.

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Nota

Caso um boleto seja pago mais de uma vez, todo o valor será depositado na conta do emissor.

Baixa efetiva

Por último, ocorrerá a baixa efetiva do boleto, processo que comunica à CIP a respeito de sua liquidação e impossibilita que o boleto seja pago novamente.

A baixa efetiva também pode ocorrer devido ao decurso do prazo ou cancelamento do boleto.

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Nota

Todo o processo de pagamento do boleto pode levar até 3 dias úteis.

Simulação de pagamento

Em ambiente de homologação, não é possível realizar pagamentos. Por isso, para que você tenha toda a experiência de pagamento de boleto, disponibilizamos um endpoint para simulação de pagamento em sandbox.